NÃO É QUE O MACACO TÁ CERTO? (BVIW)

 

Foi dada uma nova ordem para mudar o rumo da prosa,  menos mal, agora é partir para a PROSOPOPEIA    ao invés  de priorizar a expressão dos sentimentos mais íntimos, mas antes  um INTROITO:

Todos os dias  faço sempre igual, nesta sequencia: acordo, levanto, bebo café, escovo os dentes, leio os jornais, ligo a TV, por último o computador. Hoje me deu vontade de fazer diferente: sair por ai, mas  isto depois do COLUVIÃO  de noticias  desagradáveis que li e vi, tais como:  assassinatos, roubos, assaltos, protestos religiosos politicagem rasteira etc. etc . E lá fui eu pela estrada afora  a caminho da mata Atlântica - pois é,  ainda tem um pedacinho dela por aqui...-  E, enquanto caminhava e o seu lobo não vinha, chutava umas pedrinhas pela VEREDA. Mas eis que de repente, LOBRIGO ao longe , sentado debaixo de uma frondosa árvore, um  macaco,  mão no queixo, ar pensativo de quem acaba de desligar a TV, que eu vi e fechar os jornais, que eu li. Aproximei-me e indaguei: e ai  seu  macaco, pensando na morte da bezerra? – O que ele me respondeu: não, pensava justamente  em vocês humanos , que, excetuando-se as exceções - o quanto são maus, riem da desgraça alheia; propagam as tragédias com um certo ar de satisfação; dão ouvidos aos comentários maldosos, muito mais do que os elogios; se preciso for pisam no pescoço do outro para não vê-lo triunfar; não matam uns aos outros para ELUDIREM-SE, mas sim por maldade; são desonestos, corruptos, mentirosos; batem no peito, exaltam as qualidades de quem os criou e fogem da Sua imagem e Semelhança. E  concluiu: por que fazem isso? Por quê? Sei não... Depois dizem que os irracionais somos nós... Tá certo que a gente MANDUCA uns aos outros, mas só quando está  com crise de APLESTIA.

E ai foi a vez d’eu pensar... Não é que o macaco tá certo?

Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 29/08/2023
Reeditado em 29/08/2023
Código do texto: T7873093
Classificação de conteúdo: seguro