Imagem by Google

 

Ósculos e Amplexos(BVIW)

 



     Para o teórico russo Mikail Bakhtin e seu círculo de estudiosos, a língua tem vida porque é um diálogo contínuo entre os sujeitos sociais. Muito bem, seguimos então, descobrindo que muitas palavras da nossa querida Flor do Lácio, sofreram mudanças ortográficas, caíram em desuso e até mesmo deixaram de existir. Tornaram-se palavras antigas. Uma pesquisa rápida no Google e você fica conhecendo várias, e até achando graça, relembrando tempos de outrora e quicá, curtindo uma certa nostalgia.
     Nesta minha busca, uma palavra chamou-me atenção: "rhinoceróte", que ao longo da história mudou de grafia, passando para "rinoceronte", sua forma atual. Mudou. A palavra mudou. O que não mudou foi a ganância dos caçadores e a incoerência do ser humano, que há mais de 2.000 anos acredita que o chifre de rinoceronte é um ingrediente que alivia os sintomas da febre e vômito, e atua como afrodisíaco. Crença essa, sem comprovação científica. Os chifres também são símbolos de status e riqueza, com eles são fabricados joias que são exportadas e vendidas na Ásia. E o mais absurdo, pasmem, é que como os rinocerontes correm risco de extinção, estão estocando chifres como investimento!
     Bem, diante dos fatos, desconhecidos por mim, mudei o foco da pesquisa e resolvi saber que medidas estão sendo tomadas para preservar os perseguidos rinocerontes. Já que nossa Língua continuará viva, nada mais justo que eles também continuem.
     E para fazer jus ao título desta crônica, aos leitores e defensores da vida, deixo ósculos e amplexos.

                 Sandra Laurita



Tema proposto: Palavra antiga (Crônica)

BVIW: Becoming Very Important Writer (Tornando-se um escritor muito importante).



*Flor do Lácio: expressão para designar a Língua Portuguesa, usada pelo poeta brasileiro Olavo Bilac em seu Soneto "Língua Portuguesa".
*Outrora: antigamente, que aconteceu no passado
*Quiçá: talvez, porventura
*Ósculos: beijos
*Amplexos: abraços

 


 

Sandra Laurita
Enviado por Sandra Laurita em 29/08/2023
Código do texto: T7873127
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.