DIA DE PIQUENIQUE (BVIW)

Os fãs de Guilherme Arantes sabem: em 1976, ele lançou “Descer a Serra”, música inspirada num passeio de trem que ele fez pela antiga estrada de ferro Sorocabana. O ritmo assobiado e alegre da música me conquistou. Letra fácil, decorei rapidinho, e passava o dia inteiro cantando a canção. Foi ela que me apresentou a palavra “convescote” — que eu repetia sem nem desconfiar o que estava falando.

Quem, hoje em dia, usa a palavra “convescote”? Ninguém. Quem diz que no domingo foi a um “convescote” com os amigos? Ninguém. Mas convescote nada mais é que um piquenique, programa, aliás, muito agradável de refeições ao ar livre, com direito à toalha xadrez estendida no chão, cestinhas de pães e frutas, e outras delícias — sempre num bom lugar, junto à natureza. No mais, é mesmo aproveitar a partilha de uma comidinha gostosa e de boas companhias.

Algumas palavras antigas nos deixam como legado uma significativa carga emocional e afetiva. Para mim, convescote é uma dessas palavras. Falando nisso, na próxima folga talvez eu planeje um bom programa. De brinde, levo uma “playlist” do Guilherme. Será bom ouvir o “Descer a Serra”, desfrutando ao vivo, e ao máximo, de um bom e saudoso convescote.

Tema da semana: Palavra Antiga (crônica)