Sentimentos

Na concepção espiritualista para o Espírito Simples e Ignorante retornar a seu estado de Espírito Puro e Consciente precisa se submeter aos duros resgates proporcionados pelo mundo provacional, tais resgates geram inúmeros impulsos de retração ou de evolução.

Mas o que seriam esses impulsos de retração ou de evolução? Os espíritualistas afirmam ser o ser humano preso às emoções. Assim, podemos concluir que as viscissitudes que passamos - acordadas no processo encarnatório e necessárias para a evolução na nossa escalada espiritual - geram nos espíritos encarnados emoções das mais diversas, que controlam suas ações e pensamentos, interferindo diretamente em seus campos energéticos e por consequência levando o Espírito Simples e Ignorante para mais próximo ou distante de si mesmo, Puro e Consciente.

O sentimento é algo intrínseco a todo ser humano. Além do mais, é um tema que desperta curiosidade. Quem nunca se perguntou a razão de estar um pouco mais triste ou até feliz demais por isso ou aquilo? Será que você já se questionou sobre o que é estar apaixonado, por exemplo?

O sentimento na verdade é uma mistura de muitos sentimentos.

As emoções surgem de experiências e viver por si só já é uma experiência. Nós enfrentamos momentos felizes, momentos tristes, momentos inusitados e tudo isso promove algo dentro da gente. Assim sendo, as situações da vida exigem de nós uma resposta: nossos sentimentos.

Nem sempre os sentimentos são crus no sentido de que a pessoa em um momento alegre vai sentir apenas alegria. Os sentimentos se manifestam em pares, trios. Pode-se sentir amor por uma pessoa e ao mesmo tempo alegria por amá-la. Em uma situação difícil, pode sentir dor e ao mesmo tempo adquirir força para seguir em frente.

Além de saber identificar os sentimentos, é fundamental saber expressar esses sentimentos da maneira correta.

Em geral, os psicólogos consideram os sentimentos como algo subjetivo pela particularidade com que cada pessoa lida com a vida. Isso se dá porque elas podem ser influenciadas pelas próprias memórias, experiências e crenças pessoais.

Um sentimento positivo misturado a um negativo é o que Freud chama de “ambivalência” na psicanálise. Em um exemplo trazido por ele, um filho pode ter uma mistura de sentimento de tristeza e alívio com a morte do pai, embora se culpe por ter o sentimento de alívio.

Os sentimentos, como tudo no mundo são polarizados, bom ou ruim, positivo ou negativo, assim como o Espírito Simples e Ignorante e o Espírito Puro e Consciente.

Não sendo diferente em sua escala involutiva-evolutiva.

Em resumo, sendo o ser humano preso aos sentimentos ou emoções, temos que estes servem como combustível para alcançarmos o estado de amor incondicional ou de puro ego.

O amor e o ego são as duas forças motrizes, polos positivos e negativos, que trabalham na psique humana e afetam diretamente o evolver do Espírito na escala evolutiva espiritual.

O amor em sua plenitude é o objetivo do Espírito, alcançar o amor incondicional por si e pelo outro. O ego é a força motriz diretamente contrária ao amor, repelindo o ser humano do alcance do objetivo do Espírito. Todas as outras emoções ou sentimentos são partículas dessas duas.

Vejamos:

Força motriz negativa – Ego – Medo, Raiva, Hostilidade, Tristeza, Frustração, Aversão, Ciúme.

Força motriz positiva – Amor – Empatia, Alegria, Afeto, Confiança, Amor, Compaixão, Esperança

Gerador neutro de força motriz – Surpresa e Paixão.

Como exemplos:

O medo é o sistema de proteção do ego, o freio de mão dessa força motriz para que esse não seja perturbado ou afetado de alguma forma, gerando em grande parte das vezes outros sentimentos.

Por meio da empatia os sentimentos de força motriz positiva são gerados.

O neutro não é o nada, mas sim o primeiro impacto que gerará sentimentos negativos ou positivos.

O sentimento é uma informação que todos os seres são capazes de sentir e expressar. Essa informação tem em si várias informações diferentes, ou seja, não existe um sentimento único, ele é plural nesse sentido. Ademais, os sentimentos são diferentes entre si e podem se manifestar de diferentes formas dependendo do contexto e do indivíduo.

Vale dizer que cada sentimento está ligado à experiência particular de cada pessoa.

É muito difícil a gente experimentar apenas um sentimento desde o momento que acordamos até acordarmos de novo no outro dia.

Muitas pessoas se culpam por terem sentimentos ruins. Claro que, na medida em que isso atrapalha o bem-estar da pessoa e prejudica seus relacionamentos, esses sentimentos ruins devem ser controlados. Agora, somos seres humanos sujeitos a sentimentos ruins e a sentimentos bons. Então, o importante é sempre se perguntar:

• O que eu estou sentindo agora? • O que esse sentimento está gerando em mim? • Eu realmente preciso dele?

Essas são as pergunta que precisamos fazer a nós mesmos quando formos impactados por alguma situação pois é através dessas perguntas que poderemos conhecer o que alimenta cada um deles. Estar atento aos sentimentos é um dos mais poderosos exercícios de autoconhecimento.

O conhecimento - autoconhecimento e o conhecimento do outro - é o fator determinante para o atingimento do objetivo do Espírito, gerando sabedoria, que é a aplicação do conhecimento observando as forças motrizes positivas o que aproximará o espírito de sua essência ou fomentando as forças motrizes negativas, alimentando assim o ego e afastando o Espírito Simples e Ignorante de mais um degrau na escala evolutiva. Diante de tudo isso, como estão seus sentimentos nesse momento?