Redenção

PENSO que é impossível esquecer aquelas maldades que praticamos e depois nos envergonhamos. Detalhe: mesmo que quem foi alvo da nossa maldade tenha nos perdoado e, hoje, nem se lembre mais, nós não esquecemos. Se somos conscientes, se sabemos que cometemos um ato reprovável e temos consciência disso, como podemos esquecer, relevar, colocar num baú dos esquecimentos? Não podemos. Claro que pedir perdão a Deus reduz um pouco o sentimento de culpa, mas assim mesmo ele fica vivo e bulindo na nossa consciência e nos incomodando por toda a vida. Não podemos nos absolver. Somos obrigados ao ato da reparação. Só isso pode levar à redenção.

Mas como se processa essa reparação? Procurando compensar quem foi objeto da nossa maldade? Não, isso só não resolve porque equivale a comprar uma absolvição. É culpa requer expiação. Então a reparação tem que que se dar com a lembrança diuturna do que fizemos de maldade, sempre nos envergonhando por toda a vida. Não, não é preciso alardear e nem explicitar o que fizemos na área da maldade. Basta sofrer em silêncio, reconhecer nossa fraqueza, maldade, nos envergonhar constantemente.

Concordo que estou sendo muito veemente e dando a impressão que cometi algo parecido com crime. Não. Estou apenas dizendo que me envergonho de alguns atos que cometi. Alguém dirá: - mas todo mundo comete maldades. Mas eu não tenho nada a ver com todo mundo. A minha preocupação é comigo e me envergonho das maldades que cometi. Simples assim. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/08/2023
Código do texto: T7874530
Classificação de conteúdo: seguro