Preconceito

A base de todo preconceito e intolerância vem do medo, seja pela ignorância, seja pela ideia de conhecimento.

O saber de menos e o achar-se saber demais são os maiores combustíveis para a formação do preconceito.

A repulsa pela ignorância e a cólera do falso saber transformam o ser humano em um propagador de ódio e morte.

O medo vem da incompreensão do outro, do que o outro representa e do falso saber adquirido pela incompreensão de si mesmo e do que pensa conhecer.

Quando pensamos em preconceito, seja de etnia, credo, orientação sexual, gênero, status social, intelecto, opções de vida, nos deparamos com espelhos de nós mesmos, que refletem o que existe em nossos corações.

Não há como fugir disso, o mundo é um grande espelho.

Quando desconhecemos o que prega uma religião e estamos com nossos corações e mentes livres de dogmas pré instituídos, conseguimos ao menos ouvir o que o outro tem a dizer sobre o que acredita existir no mundo e após ouvir atentamente, mesmo que não concordemos com o dito, respeitamos e seguimos, agora, se, diante do desconhecido, sequer nos permitimos ouvir para compreender o que o outro quer dizer por crermos estar errado, diante do que sabemos ser certo ou pelo medo implantado por outros desde o nascer frente ao que nunca buscamos entender, ai sim surge o preconceito, não pelo o outro e o que este prega, mas pelo que temos em nós mesmos.

Assim vale para a etnia, orientação sexual, gênero, status social, intelecto, opções de vida, todas as formas de expressões humanas.

O ser humano tem tanta necessidade de fazer parte do todo que internaliza as verdades que mais lhe convém para alcançar esse objetivo e essas verdades enraízam tão profundamente em sua mente que se tornam verdades absolutas.

Não há espaço para nada mais.

O medo que baseia o preconceito, vem da crença de pecado, vem da noção de submissão, vem da necessidade de perpetuidade, esse medo não é medo do outro, mas em como esse outro vai nos atingir e nos mandar para o inferno, seja espiritual ou em vida, não se sentir inserido no todo é viver no inferno, não seguir o que manda o que almejamos é ir para o inferno certo.

Temos tanto medo de não ser aceito aqui e além daqui que repudiamos tudo que seja diferente, mesmo que isso leve ao inferno em vida todos que nos cercam. Desde que não sejamos atingidos, tudo bem.

Quando se vir em uma situação de preconceito mantenha seu coração aberto e sua mente em alerta para que o espelho que reflete o outro não vire para você e reflita o que nem sabe que existe.

Quando sentir aquela ânsia de impor sua verdade ao outro, lembre-se que o medo que sente reflete que o inferno que espera não está no além, está em quem, está dentro de si mesmo.

Quando não conseguimos ver o outro como parte de nós, não conseguimos ver nada mais, o preconceito que o medo baseia é a cegueira que nos leva a bater cabeça pelo que não sabemos ao certo se é certo.