Quando o sol tomou banho de mar

Todos os dias, ao acordar , encontro com ele, o Sol. Já está de roupas limpas e brilhantes, já subiu as escadarias das nuvens e como uma sentinela, se põe a postos, observando as pessoas que aproveitam o seu despertar para irem ao trabalho, praticar esportes, correr para a escola, ou simplesmente, para apreciar a sua presença.

Em dias nublados, ele “esconde se ” atrás das nuvens espessas, porém, eu creio que nessas horas, essa belezura aproveita para tirar um cochilo, mas… num instante, as nuvens vão embora e esse ser celestial volta com o seu brilho majestoso. Não é à toa que é conhecido como o “astro rei”.

Um dia desses, fazendo umas fotos dele, achei que sorriu para a câmera ( piração)? Creio que não, ele sorriu. E foi um sorriso garboso, aquele sorriso de orgulho, de saber que é bonito! E como é!!

Bem, mas ontem eu o vi em um momento único. Havia alguns expectadores, entre eles, eu, uma amiga querida, Indira e o amado Pedro, meu marido.

O sol, estava gigante, brilhante e de roupas vermelhas. Mais uma vez estava sorrindo. Era final de tarde, o mar do nordeste com suas águas mornas o convidava a um mergulho e ele estava radiante querendo pular na água. Mas, viu que queríamos assistir a esse momento único, então, decidiu entrar sem pressa na água, parecendo bailarino. Ora descia, ora subia um pouquinho… e de longe, na praia, assistíamos aquele espetáculo, o sol tomando banho, como um deus pagão.

Aos poucos, ele imergiu! Suas roupas vermelhas foram desaparecendo, e ali, diante de olhares extasiados, ele se foi mar adentro, para dar lugar à noite e a um outro show, o da tão bela e amada lua.

Antes de baixar as cortinas do palco pode ouvir os sons de palmas dos que o assistiram, e eu, como quem sonhou, saí dali extasiada, mas antes, ainda pude observar os seus reflexos multicoloridos sobre as águas. E ele se foi imponente, depois de um mergulho no mar.

(São Miguel dos Milagres-RN-22.08.23)