Manifesto para os homenzinhos que ainda sonham

 

Caros homenzinhos que ainda sonham, construamos a Nova Birobidjan!

 

I

 

1. Obremos! Plantemos! Criemos! Produzimos! Nas tardes já de sol primaveril deste setembro que hoje inicia, que nossos torsos nus, umedecidos, reflitam os raios do astro-rei e fulgurem.

 

2 . À noite, à merencória luz da superlua, cantemos canções antigas e edificantes do amor ágape solidário. Recitemos estrofes de Maiakovski e parágrafos de Jorge Amado.

 

II

 

3. A nova sociedade brotará dos sonhos e pelas mãos do novo homem, sujeito da história no processo dialético da vida. Contra a distopia moderna, a utopia hodierna.

 

Dêmos as mãos! Levantemos as mãos! Ninguém solta a mão de ninguém!

 

4. Nestes tempos sombrios de cio da cadela do fascismo, brademos: Não passarão! Que todas as bocas, livros e jornais entrem no coro: Não passarão! Televisores, computadores e celulares; perfis, fakes e avatares: Não passarão!

 

III

 

5. O sonho acabou? A terra guardará nossos melhores anseios, o mar carregará nossas ideias e o vento tremulará nossas bandeiras. O sonho acabou? Mas a vida, não! E viver é sobreviver, correndo riscos calculados.

 

6. Liberais, socialistas, social-democratas, democratas-cristãos, comunistas e anarquistas se acotovelam na nau das utopias perdidas (1).

 

Os sonhos acabaram? Só o amor dá cor pra vida.

 

IV

 

7. Cantemos e brindemos pelo ar que respiramos, agradecidos. Somos um grande exército de um homem só, no difícil exercício de viver em paz (2).

 

8. Sigamos, a vida nos impele a viver. Meio século se passou, um século se passará. Nova Birobidjan continuará!

 

Até a vitória, caros homenzinhos que ainda insistem e sonham. Já é primavera em nossos corações.

 

Capitão Mayer "Birobidjan" Guinzburg

 

 

Um bom final de semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, vivam e fiquem com Deus.

 

 

(1) - Vídeo You Tube: O exército de um homem só II - Engenheiros do Hawaii

(2) - Vídeo You Tube: O exército de um homem só I - Engenheiros do Hawaii