Paz & chuva

 

A chuva bateu a noite inteira no telhado da casa.

 

Dormi cedo e acordei cedo com seu som tranquilizante. A água encharca o chão e dá vida à terra. Os gatos dormem na área e os cachorros na casinha. Permaneço na cama, quente e coberto, curtindo o momento que, como disse o poeta, é eterno enquanto dura, nessa vida eterna enquanto durar. A casa acima era dele, morava bem o poeta.

 

Bons momentos devem ser mui apreciados, pois nem sempre é assim. Há o alho e há o bugalho, embora os últimos sejam uma segurança para as mamães insetos. Ontem uma amiga me avisou que a mãe dela morreu, quarta-feira fará dois anos que a minha se foi. Penso nos soldados entrincheirados na Ucrânia e agradeço minha sorte por minha paz. Chuva de bombas e morte para os caras, cama quentinha para o Joãozinho da Ivone. Meio milhão de ucranianos e russos mortos, guerra civil-militar, tremenda carnificina. Vi um oficial soviético pró Moscou que morou em Kiev falando isso: é como se gaúchos e baianos guerreassem. Gaúchos e uruguaios? Coisa assim, pelo que entendi do que ele disse, embora a primeira comparação foi a que ele usou, pois via a URSS como um país só.

 

Bom dia Guerreiros e Kappels. Hoje passarei o dia com a pequeninha da família, eu e ela, ela e eu. Nos damos bem: ela manda e eu obedeço, ela pede e eu faço. Mega permissivo, estrago mesmo, é mais forte do que eu, sou um fraco ante o sorriso dela, detesto contrariar. Veto só para coisas tipo colocar a mão no fogo, mexer na lixeira, puxar o rabo dos gatos, agarrar faca, colocar porcaria na boca, quebrar os perfumes da avó, essas coisas, e mesmo assim só por extremo senso mínimo de dever. Meus óculos, moedas, violão, orelhas, coluna e livros, pobrezitos, já são propriedade dela. Chuva, fraldas, Hipoglós, Masha e o Urso, Pepa Pig, Galinha Pintadinha, eis boa parte do que será meu dia. Sem rua e sem balanço, vou ter de vetar isso hoje, pois quem estiver na chuva se molhará e isso ela não pode. Ainda.

 

Abri a porta na finaleira da madruga e o amanhecer está lindo, um ar maravilhoso. Gosto de dias de chuva quase primaveris. Gosto de discos de vinil e de praia. Gosto de livros e jornais de papel. Gosto de violões e de crianças. Gosto de estar em paz. Ontem fui com uns parentes ver futebol em Porto Alegre às 11 da manhã e depois fui na casa de outros parentes pela tarde. Aproveito toda a oportunidade, que é sempre única aos meus olhos.

 

Uma boa semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, cultivem a paz possível, vivam e fiquem com Deus.