Tá, João, são 12 ou 10 mil formigas? Sei lá, tchê!

 

O Facebook é uma Terra de Ninguém, uma Terra sem Lei, o Velho Oeste reprocessado e virtual, onde quem saca digitalmente mais rápido tem mais likes e é quem manda. Tem muita porcaria e chatice, mas também tem uns lances bem legis, engraçados ou curiosos.

 

Só que, sendo internet e sendo Facebook, a gente tem de conferir as coisas antes de compartilhar, pois desinformação e fake é mato ali. Só que às vezes tu achou muito legal o lance e não tá com paciência de ficar procurando. Daí então então o critério: É coisa séria? É bobageca inofensiva? No primeiro caso, só compartilho depois de pesquisar bem; no segundo, se eu curtir e estiver com preguiça, pois, "se non è vero, è ben trovato", então vai, como curiosidade, digamos, literária. E foi o caso do texto das formigas...

 

Estava escrito:

"1. As formigas não têm pulmões 2. As formigas não têm orelhas 3. As formigas têm dois estômagos 4. As formigas podem nadar 5. Formigas são agricultoras 6. Formigas são donas de escravos 7. As formigas são tão antigas quanto os dinossauros 8. Existem mais de 12.000 espécies de formigas em todo o mundo 9. Uma formiga pode levantar 20 vezes o seu próprio peso 10. Algumas formigas rainhas podem viver anos e ter milhões de descendentes. 11. Quando eles lutam... eles lutam até a morte 12. Quando a rainha da colônia morre, a colônia só pode sobreviver por alguns meses 13. As formigas podem viver duas horas sem oxigênio 14. As formigas não têm sangue. Não possuem veias artéria ou coração. Por isso possuem um sistema circulatório aberto 15- As Formigas formam o Maior Império de Artrópodes, senão um dos Maiores 16- As Formigas são belicistas e imperialistas tal qual as Vespas 17- Um Formigueiro pode ter o tamanho de um quintal e uma complexidade digna de uma Cidade. 18- As formigas operárias nunca dormem sempre que podem. Uma pesquisa norte-americana de 2009 indicava que ao menos as formigas-de-fogo (Solenopsis Invicta) dormem sim - em pequenos

cochilos. As operárias “dormem" em turnos, mantendo sempre 80% da força de trabalho acordada. 19- As formigas liberam flatulências 20- É o inseto com maior massa cerebral 21-Formiga aprende 14 cheiros diferentes e retém

memória por 1 mês.

Elas também são surdas, quase não enxergam e se comunicam pelo cheiro. Quando uma formiga está em perigo, ela solta um odor para alertar as companheiras, transmitindo um aviso de que as demais devem fugir. O odor varia Conforme a situação. As formigas também servem de comida para o homem. Os chineses adoram ensopado de formigas, vinho com formigas, feijão com formigas etc. Eles dizem que, além de saborosas, são úteis no tratamento de muitas doenças. Os biólogos afirmam que as rainhas-saúvas são muito nutritivas. As formigas são insetos pertencentes à Ordem Hymenoptera e Família Formicidade. Esses animais surgiram em nosso planeta entre 80 e 140 milhões de anos atrás. São aproximadamente 10000 as espécies encontradas em todo o mundo, exceto nos polos; e cerca de 2500 somente no Brasil. As rainhas podem viver seis anos antes de morrer de velhice, já as operárias vivem de seis meses a um ano. Porém, existem rainhas de outras espécies de formigas podem viver até mais, atingindo até 45 anos. O mundo sem as formigas poderia virar um caos! Muitos ecossistemas seriam prejudicados e algumas espécies deixariam de existir. O tamanduá seria o primeiro a sumir porque se alimenta delas. As árvores também sofreriam. Elas fornecem néctar às formigas que, em troca, espantam os predadores, protegendo-as. Como as minhocas, as formigas também movimentam a terra na hora de fazer os ninhos e a tornam rica em matéria orgânica, deixando-a fértil para o plantio. As formigas ainda ajudam a espalhar sementes garantindo a reprodução de algumas plantas e a controlar a população de muitos insetos. - Mistérios do Mundo - Aberto."

 

Achei muito tri, curioso e inofensivo, e compartilhei sem pesquisar, mesmo percebendo algumas imperfeições no texto. Meu Facefriend Paim, sempre muito atento, igualmente as percebeu. E perguntou:

"Interessante... Mas, 12 mil ou 10 mil espécies?"

"José Paim, sei lá, isso pode ser fake. Mas é bem legal, né? Eh eh eh eh."

 

Pois então, também curtiram? Qualquer coisa, pesquisem, pois ainda estou preguiçoso hoje.