Atenção, "Patriotas"!

Eric do Vale

Durante as comemorações do dia 7 de setembro, deparei-me com um vídeo feito por uma influencer, nas redes sociais, que dirigindo-se aos "patriotas," falou : "Patriota é Carlos Mariguelalla, Honestino Guimarães, Helênira Rezende... Pessoas que lutaram contra a Ditadura Militar que foram perseguidas, torturadas e assassinadas...".

Além de serem desconhecidas por esses "patriotas", tais personalidades mencionadas, provavelmente, receberiam a pecha de comunistas. Logo, eles diriam: "Quem mandou ser comunista? Por isso, foram assassinados.".

Quando o país atravessava a crise política que culminou no impeachemandt da Dilma Rousseff, escutei alguem fazendo o seguinte comentário: " Só no Brasil uma assaltante de banco é eleita para Presidente da República. Por isso, que o país está atolado nessa corrupção!".

Pelo jeito, ele não sabe os motivos que levaram Dilma Rousseff e seus companheiros a pegarem em armas, na juventude, e promover atos terroristas, como assalto a banco.

A palavra "comunismo " tornou-se predominante de tal forma que nem eles sabem ao certo o que isso significa. Será que eles sabem que o Muro já caiu?

Esses "patriotas" fazem, pelo menos, ideia de quem foi Zumbi dos Palmares, Chico Mendes e Betinho? Personalidades destacadas pela influencer, nesse mesmo vídeo, dignas de serem sim consideradas patriotas de verdade, em razão das causas que

abraçaram em prol de um Brasil melhor.

Seria trágico, se não fosse cômico acreditar que essas figuras trajadas com a camisa da seleção brasileira e que cantam o Hino Nacional nas portas dos quartéis são as mesmas pessoas que desconhecem e renegam a cultura do seu próprio país. Como Policarpo Quaresna agiria, em meio a esses "patriotas"?