US Open de tênis 2023

Devido a imigração internacional e turismo, muitas cidades se destacam. Dentre elas: Nova Iorque, Londres, Paris, Bruxelas, Amsterdam, Dublin, Roma, Atenas, Madrid, Barcelona, Munique, Tóquio, Cairo, Istambul, Ankara, Milão, Hong Kong, Toronto, Montreal, Sidney, Melbourne, Xangai, Nova Deli, Cingapura, Kiev, Moscou, São Petersburgo, Estocolmo, Belgrado, Praga, Damasco, Beirute, Monte Carlo, Lisboa, Los Angeles, Miami, Orlando, Las Vegas, Honolulu, Seattle, São Francisco, San Diego, São Paulo, México, Cidade do Cabo, Jerusalém, Telavive, Casablanca, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Salvador, Brasília e Goiânia.

A maior cidade dos Estados Unidos é Nova Iorque, que está localizada no encontro do rio Hudson com o oceano Atlântico, numa área de terra de 778 Km quadrados, e com uma população em torno de 9 milhões de habitantes, e é dividida em 05 distritos, ou seja, Bronx, Brookliyn, Manhattan, Queens e Staten Island. O centro da cidade está localizado na ilha de Manhattan, com uma área de 59,1 km quadrados.

Entre os dias 22 de agosto a 10 de setembro de 2023, nas quadras do USTA Billie Jean King National Tennis Center, em Flushing Meadows, no Quens, em Nova Iorque, aconteceu o 4º Grand Slams do ano, com jogadores da ATP e WTA. O complexo é composto de 03 quadras principais, sendo o estádio Arthur Ashe Stadium com capacidade para 23.771 pessoas o maior estádio do mundo, que passou a ter teto retrátil em 2016 devido às chuvas constantes da época. O torneio bateu o recorde de público devido os nova-iorquinos ou newyorkers serem amantes do tênis.

Na decisão do simples masculino juvenil, no sábado, o campeão foi o brasileiro João Fonseca, de 17 anos, que venceu o americano Leaner Tien por 2 sets a 1, parciais de 4-6, 6-4 e 6-3. Com a conquista se tornou o número 01 do ranking simples juvenil. Outros dois campeões juvenis foram: Thiago Fernandes, 2010 Australian Open, e Thiago Wild, em 2018 US Open.

No simples feminino a decisão ocorreu no sábado entre a americana Coco Gauff, de 19 anos, e a bielorrussa Aryna Sabalenka, de 25 anos. A americana Coco foi a vencedora por 2 sets a 1 de virada, parciais de 2-6, 6-3 e 6-2. É o seu primeiro título de Grand Slam.

E no simples masculino a final foi entre o russo Daniil Medvedev, 27 anos, e o sérvio Novak Djokovic, de 36 anos. E o vencedor foi o sérvio Djokovic por 3 sets a 0, com parciais de 3-6, 6-7 e 3-6. Com a vitória, Djokovic chega ao recorde de 24 títulos de Grand Slams, dois a mais que Rafael Nadal, e se iguala a tenista australiana Margaret Court; recorde que perdurava por 53 anos.

Goiânia, Goiás, 11-09-2023

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 11/09/2023
Reeditado em 12/09/2023
Código do texto: T7882908
Classificação de conteúdo: seguro