O recado

 

Sexta-feira fui conferir a enchente aqui em Charqueadas, a subida do rio Jacuí. Lá no atracadouro atrás da siderúrgica Aços Finos Piratini (Gerdau), constatei que, como há quase oito anos, lá naquele Dia da Criança de 2015 (foto acima), cobrira o mesmo, no dia anterior, como me informou o pessoal que estava ali pescando no momento, inclusive dava para ver as marcas de até onde a água subiu na estrada de acesso.

 

Como estariam as vilas ribeirinhas, então? Fomos para a região ver. Chegando na rua Ricardo Louzada, tomada em parte pela água, vi um homem num caíque e outro com água pelos joelhos. Paramos o carro na entrada da rua e o segundo perguntou:

- Tá precisando de alguma coisa?

 

Pensei que estava ironizando e dando a entender que eu era um curioso.

- Não, só estou olhando o estrago - respondi, na defensiva.

Ele se aproximou, solícito. Enganara-me acerca de sua disposição.

- Pois é, foi grande. Deu tempo de eu tirar minha mãe, que é cadeirante, e mandar ela pra outro lugar. Minha casa está inteira, coloquei tudo no piso de cima. Estou aqui, molhado, mas estou feliz e agradecido, graças a Deus, que olha pela gente.

- Colocou pra cima. Casa de dois pisos, que nem aquela ali, que era do seu Beca?

- Não, aquela ali é a minha, a que era do seu Beca ficava ao lado.

 

Estava visivelmente emocionado e agradecido pela "sorte" que teve. E continuou:

- Hoje ainda, agora há pouco, vi uma pena branca flutuando no ar. Peguei e a guardei no bolso. Sabe o que era? Um recado. Deus dizendo que está por nós, que olha pra gente. Não só pra mim, um recado pra ti também, de Deus. Pra ti continuar ajudando as pessoas. A gente não é grande pelo que recebe, mas sim pelo que oferece. Continue ajudando as pessoas.

 

Ouvi atentamente, sentindo um baque. Terminou e não me falou mais nada e nada pediu. Apertou minha mão e disse:

- Tudo de bom pra ti, vai com Deus.

- Obrigado, tudo de bom aí pra vocês. Fiquem com Deus.

 

Entendi o recado. Deus se comunica com a gente das maneiras mais improváveis e através das pessoas que a gente menos espera.

 

Uma boa semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, ajudem, vivam e fiquem com Deus.