NA PRIMAVERA O PODER DA PALAVRA ESTARÁ EM CURITIBA

Na Primavera o Poder da Palavra Estará em Curitiba

(Vento Lusitano)

“A palavra só permanece quando a língua bebe a verdade na taça do coração.” Com esse texto antigo do grande orador grego Péricles é que o senhor Greca, Prefeito de Curitiba, se inspirou a convocar o “I Festival Internacional da Palavra”, a realizar-se em Curitiba de 27 de setembro a 1º de outubro. Evento literário que vai muito além das páginas dos livros, o festival é gratuito e reunirá convidados nacionais e estrangeiros para explorar a riqueza e as interseções da palavra em diversas manifestações: dança, música, teatro, ativismo e várias outras possibilidades.

Com aproximadamente 100 participantes, o evento contará com a presença de renomados autores nacionais e internacionais. Entre os destaques, a premiada moçambicana Paulina Chiziane, primeira mulher negra a vencer o Prêmio Camões, em 2021, e o português José Luís Peixoto, ganhador do Prêmio José Saramago de 2001. De outros países, estão ainda em destaque a autora irlandesa Mary O’Donnell, a argentina Inés Garland, a libanesa Iman Humaydan, a indiana Jyoti Kiran Shukla e o americano Kiran Bhat (de raízes indianas).

O Prefeito de Curitiba foi muito feliz em sua inspiração ao criar o “Festival Internacional da Palavra”, principalmente em um momento em que nossa Constituição Federal navega em águas turbulentas, em mar revolto com fortes ventos, causando insegurança na Vela da Liberdade de Expressão.

Confesso que como paranaense sinto orgulho de nossa Curitiba, de nossa Capital Ecológica, de cultura eclética, de inovações e do respeito. Temos certeza que em plena primavera o PODER DA PALAVRA estará em Curitiba, navegará em um mar manso e esperançoso guiado pela luz da consciência.

Vento Lusitano
Enviado por Vento Lusitano em 12/09/2023
Código do texto: T7883908
Classificação de conteúdo: seguro