A influência maligna dos super-heróis

 

Quando eu era criança, embora preferisse personagens como Mickey, Donald e Pernalonga, li muita coisa de super-heróis, inclusive a revista do Capitão Marvel que naquela época existia. Lia as tirinhas de Super Homem, Fantasma e Mandrake, saíam no jornal "O Globo". E apesar das tosquices daquelas histórias ainda tinham valores e eram inocentes.

Hoje a situação mudou completamente. E eu sei que o magistério, sufocado pelos baixos salários, pelas cobranças e pelas condições precárias de trabalho, não está se preocupando com isso. Os próprios pais e as mães tendem a deixar seus filhos expostos à má influência de supostos heróis norte-americanos e japoneses, até levando os filhos ao cinema para assistir aberrações como "Batman versus Superman".

Hoje em dia super-herói representa culto à violência, ao cinismo e ao caos, pois supõem um mundo (que seria o nosso, mas distorcido) caótico, onde tudo de ruim possa aparecer de repente e de forma avassaladora, e os "salvadores" seriam super-seres de moral rasa.

Nos quadrinhos de super-heróis acontece inclusive de a situação ser confusa e ininteligível desde o início. Assim, fazem alarde de um mundo fictício que não é regido por uma ordem universal mas pelo caos, que tem origem diabólica e não divina.

Certa vez assisti o filme do Homem de Ferro, personagem Marvel que integra o grupo dos Vingadores. É comum produzirem películas para atualizar a origem desses personagens, já que atravessam décadas. Assisti em DVD e como vocês sabem, nos devedes costumam incluir extras. Ora, esse tinha cenas deletadas e uma era assim:

Tony Stark, o sujeito que veste aquela armadura especial para virar o Homem de Ferro, leva três garotas de programa para o seu quarto (três, prestem atenção). Aí ele diz que esqueceu as bebidas e volta na sala para pegar. Mas antes, vejam a pérola que ele diz:

"Por que não começam sem mim?"

Pois é, gente. Agora já existe até super-herói pornô...

Pais, mães, professoras e professores, procurem preservar crianças e adolescentes desses veiculos perversos, que contribuem para a agressividade, cinismo e confusão mental das novas gerações.

 

 

imagem da internet