Essa Nova Juventude Transviada

Eric do Vale

Houve um tempo em que os país conseguiam educar e formar os filhos, mesmo não tendo estudos. Isso ainda é muito comum, na atualidade, embora haja uma diferença gritante:hoje em dia, "pais esclarecidos " geram filhos analfabetos e, pasmem, sem nenhuma educação.

É claro que isso não chega a ser nenhuma novidade, mas o leitor há de convir que torna-se impossível ficar inerte, sempre que testemunhamos uma criança, ou adolescente, comportando-se de forma inadequada sem que os pais tomem alguma providência.

Quanto ao analfabetismo... Parece um absurdo ter que admitir que o analfabetismo, na atualidade, é consequência da falta do conhecimento! Como é possível isso ocorrer em um mundo, onde a Internet é uma ferramenta fundamental para o acesso ao conhecimento?

A razão pela qual resolvi escrever esse texto decorreu de um vídeo feito por uma professora em que ela resolveu intimidar um aluno junto aos demais colegas de classe com a seguinte pergunta:

- Quem é que ganha mais do que professor?

O aluno, colocando as mãos no rosto, disse:

- Sei não, tia.

- Diga. Deixa de ser covarde!

O aluno continuou em silêncio e com as mãos no rosto, enquanto a classe o encoraja a se pronunciar. A professora falou:

- Segundo ele: lixeiro ganha mais do que professor. Por isso, ele não vai estudar.

- Eu vou ser jogador, tia._ Respondeu o aluno, abaixando a cabeça.

Qualquer pessoa que tivesse visto esse vídeo teria de duas, pelo menos, uma reação: alegariam que a professora constrangeu o aluno em públoco e, portanto, deveria ser processada; ou então, recorreriam ao bom censo e chegariam a conclusão de ela agiu certo, visto esse aluno é um reflexo desse mundo o qual estamos vivendo. E sendo assim, o que vai ser dessa juventude, caso não tenha ninguém para impor limites?