A HISTÓRIA É OUTRA

Francisco de Paula Melo Aguiar

É fato que todo mundo tem uma história (acontecimentos reais e científicos) ou estória (situações de ficção) para contar.

Ressaltamos que contar história ou estória é a maior dentre todas as terapias existenciais da humanidade santa e pecadora.

Claro! Não se preocupe conte a sua história ou estória para quem quer lhe ouvir. Ela é o maior medicamento e alimento que lhe faz ser feliz e ou infeliz. Vale apenas desabafar e contá-la.

E até porque, ouvir estória ou história é importante porque pode influenciar, transformar e protagonizar a modificação de comportamentos e hábitos individuais, diante da força e do exemplo, ex-vi Jesus Cristo, contando suas parábolas ou histórias e não estórias, evangelizando a toda hora e momento para quem quer fazer terapia, viajar o mundo todo, ir ao céu e visitar o inferno para vê como ele é, sem sair do lugar, principalmente na contemporaneidade cibernética e uso das redes sociais.

Não é por acaso que toda pessoa não vê o mundo visível como de fato ele é.

Então só existe "milagre" se passarmos a acreditar nele. Isso depende da visão existencial de cada um de nós, ex-vi suas religiosidades, ideologias e filosofias.

E até porque Deus não muda com a oração ou história ninguém, quem muda é o orante ou rezante, Ele salva o pecador e não o pecado, não importa sua história ou estória.

Qual é sua história ou estória?

O grande problema em contar história ou estória nas redes sociais e principalmente na televisão em canal aberto ou fechado é a criança e o adulto confiar que tudo aquilo é " verdade" no que viu e ouviu, como por exemplo, a falta de malícia e maturidade para não se deixar influenciar nos mundos dos fakes, das drogas, dos sexos, dos crimes, dos assaltos, da corrupção, da prostituição, das guerras visíveis e invisíveis, etc, o que depõe contra às histórias de vidas, como exemplos: Padre Zé Coutinho, Santa Dulce dos Pobres, Jesus Cristo, Frei Damião, Padre Cícero Romão Batista, Malala, Lutero, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, dentre inúmeras outras personalidades da ciência, da política e da religiosidade.

É isso que alimenta a esperança de dias melhores, pois, a felicidade e o prazer é algo encontrado no interior de cada pessoa.

Quem canta seus males espanta, então, quem canta está contando sua história ou estória de vida, quer ser visto e ouvido, ao contrário a emenda sairá pior do que o soneto ou texto, como por exemplo: querer que a criança conte o que sabe se ele nada sabe que sabe?

Ressaltamos que contar e ouvir história ou estória sobre qualquer personagem de carne e osso, não se resolver como uma mágica, isso é tarefa difícil em cada instância mental individualmente falando, não se resolve com uma única leitura.

É preciso contar história ou estória nos batentes: familiar, social e escolar.

A história ou estória das pessoas devem ser contadas e ouvidas, repensadas e repetidas tantas quantas vezes forem possíveis. Tem que ter replay assim como a oração na igreja que se repete tudo todos os dias e Deus não muda, quem muda é o pecador.

Enfim, o ato de contar história ou estória, de conversar e dialogar nunca tira repouso semanal remunerado ou não e muito menos férias proporcionais ou anuais.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 17/09/2023
Reeditado em 17/09/2023
Código do texto: T7887537
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.