SE DEU ERRADO, É PORQUE TÁ DANDO CERTO

Desde que o Brasil foi inventado, 8 de janeiro de 2023 foi a primeira vez q um golpe de Estado tramado pela aristocracia escravocrata e executado por nossas forças militares - que, às vezes, se confundem com forças milicianas - deu (ou está dando) errado. Isso não é pouca coisa!

Claudio Chaves

kafecomleit@hotmail.com

https://aforcadaideia.blogspot.com

www.facebook.com/claudinho.chandelli

CIENTISTAS políticas(os) historiadoras(es), sociólogas(as) e toda classe de analistas do comportamento humano e da dinâmica social terão bem com que se ocupar nos próximos anos. Revolta de um lado (dos descontentes com a inconclusão do golpe) e euforia do outro (dos regozijados com a “vitória da Democracia”, como exaltou [e se exaltou] o ministro do STF Luís Roberto Barroso), acabam induzindo muitos a se desaperceberem ou a empurrar para planos secundários esse ineditismo e suas mensagens, umas subliminares, outras nem tanto.

SE O GOLPE deu errado, é porque, pelo menos a princípio, a Democracia está dando certo. Isso pode parecer simplismo, excesso de empolgação, ingenuidade ou acriticidade. Mas não é nem uma coisa nem outras. Primeiro que o título é apenas isso (uma chamada, não uma definição). Segundo que, ainda que se tratasse de uma simples relação causa-efeito, como simpatizante declarado do marxismo, a Democracia Liberal nunca será a proposta de sociedade dos meus sonhos. Portanto, longe de uma eventual defesa apaixonada e ingênua dessa proposta (que, a meu juízo, na melhor das hipóteses, apenas legitima as barbáries do capitalismo e induz suas vítimas ao conformismo e até à forte colaboração com o próprio extermínio), o que estou querendo trazer como uma das categorias centrais de debate no contexto geral é que, sim, o fato do golpe não ter se concretizado (pelo menos até agora - porque, pra mim, ele não arrefeceu totalmente), como os demais (1889, 1930 e 1964 - 1954 não entra na contagem porque considero que o suicídio de Vargas o abortou ou, no mínimo, o adiou por exatamente uma década), é um elemento de elevada importância, merece atenção e demandará minuciosas e sérias investigações a seu respeito. Por que falhou? Quem falhou? Foi falha ou recuo estratégico? Se foi recuo, funcionou? A quem interessava o golpe? A quem desinteressava? Que forças internas e externas às Forças (armadas e financeiras/Mercado) "conspiraram" contra ou falharam? Se falharam, por que e quais foram as falhas? E as forças (pró e contra) externas ao País, como EUA, Rússia e China, por exemplo, tiveram ou não interferências? Se tiveram, quais e qual o nível de relevância?

POR QUE procurar respostas pra essas, entre outras, perguntas sobre o golpe é importante? Porque nos ajudará (principalmente aos de menos idade) a entender melhor quem, de fato, somos, onde estamos (e como aqui chegamos), para onde queremos ir e, principalmente, o que fazer [e o q evitar] para não repetirmos tais tragédias.

ESSA "falha" inédita na história dos golpes de estado no Brasil fortalecerá mais qual dos lados: o liberal/neoliberal democrata ultracapitalista, privatista, individualista, o supostamente revolucionário socialista progressista, anticapitalista, ou o próprio lado golpista, aristocrata, autoritário, escravocrata, totalitarista, antimodernista, anti-iluminista e terraplanista?

BEM, a partir desse ponto, eu me recolho na minha insignificância e, mesmo não me identificando nem um 'tiquim' com os terraplanistas e afins, aciono o “modo Chacrinha” de me justificar e vou cuidar dos meus slides, que o 2° Colóquio de Educação, Culturas e Diversidades está às portas (26 e 27/09)/UNIFAP, Campos Marco Zero), e esse eu quero que, ao contrário do golpe, dê certo “sem dar errado”.

#Sigamos

#FelizNatal!