Dia do Charque do Leão

 

Este já é o oitavo texto que faço sobre esse assunto nos últimos dez anos e entendo que nunca será demais abordá-lo nesta data. Como cronista charqueadense que nasceu na Colônia, em casa e com parteira, bem próximo à confluência entre o arroio e o rio, sinto-me até na obrigação e no dever de fazê-lo. Pois vamos lá.

 

Em 17 de agosto de 2021, a Câmara de Vereadores de Charqueadas aprovou projeto da vereadora profª Paula Ynajá instituindo o 18 de setembro como o Dia do Charque na cidade. A data, para além de criar uma efeméride relativa à história e ao nome do município, não foi escolhida aleatoriamente: referia-se ao dia da morte do coronel José Manuel Leão, líder farroupilha e charqueador, que tombou em combate contra as tropas imperiais em 18 de setembro de 1839, em sua charqueada localizada nas proximidades da confluência do rio Jacuí com o Arroio dos Ratos, local onde hoje fica a cidade de Charqueadas, mais precisamente o bairro Colônia Penal. Um leão farrapo no nome e na atitude, tal qual o que está representado no Monumento Bento Gonçalves (foto acima), na cidade de Rio Grande.

 

Logo, a data tem tudo a ver, pois ocorre durante a Semana Farroupilha na cidade de Charqueadas e une a homenagem a um rebelde farrapo com o primeiro ciclo econômico do município, sendo que o referido coronel era pioneiro charqueador por estas bandas. Hoje, portanto, é a terceira vez que o Dia do Charque é comemorado em Charqueadas, passados dois anos e um mês de sua criação e 184 anos do falecimento do coronel Leão. Esse, é bom lembrar, é um dos grandes - quiçá o maior - vultos da história local que é ignorado na cidade, eis que não existe beco, rua, avenida, praça, escola ou entidade que leve seu nome - acho que só irei parar de escrever sobre quando essa realidade for alterada. O Dia do Charque, em parte, faz, consequentemente, justiça à importância de sua biografia, assim como os livros do jornalista e historiador Saldino Antônio Pires - que podem ser encontrados na Biblioteca Pública Municipal Profª Vera Gauss.

 

Se tu achares charque para comprar em Charqueadas nesta semana, prepare-o lembrando deste herói farroupilha, pois, afinal, o 20 de Setembro foi o precussor da liberdade e o coronel Leão mostrou valor e constância naquela ímpia e injusta guerra, servindo suas façanhas de modelo pra todos nós de Charqueadas e da região Carbonífera. 

 

Uma boa semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, vivam e fiquem com Deus.

 

PS - Nunca é demais chamar a atenção para um equívoco que há muito é repetido: atribuir-se, erroneamente, a paternidade do famoso dramaturgo triunfense Qorpo Santo (1829-1883) ao coronel Leão. A propósito, para os interessados, sugiro procurar na internet artigo do genealogista Diego de Leão Pufal para o jornal Portal de Notícias sobre o assunto, intitulado "Qorpo Santo: um pouco de suas origens".