Jardim do Éden

O reinado do homem na terra é uma ilusão. A natureza não depende da engenhosidade humana para reverter o processo de destruição e caos instalado em função de sua breve estadia terrena. Esta espécie é tão insignificante que a sua extinção em massa não representaria, absolutamente, nenhum impacto na saúde do planeta Terra.

Este fato fica bem evidente na tragédia de Chernobyl. Considerado um dos maiores crimes ecológicos do mundo contemporâneo, o acidente nuclear de Chernobyl ocorrido há 37 anos atrás, na ex- União Soviética, mais precisamente, nas ex-repúblicas da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia foi responsável pela evacuação e reassentamento de aproximadamente 200 mil pessoas.

Dentre as conseqüências do acidente cita-se a poeira radioativa que tomou conta do local e a contaminação dos seres viventes da região. É bom lembrar também que esse episódio lamentável ocorrido por falha humana já ceifou, no mínimo, até o presente momento, quatro mil vidas humanas e nos deixou um legado de morte em função dos efeitos colaterais da irradiação. Muito bem! Passados 37 anos, como está Chernobyl hoje?

Por incrível que pareça, a natureza está ocupando novamente o seu lugar, e muito em breve não haverá mais nenhum vestígio desse inquilino indesejável. A natureza pode, com o tempo, transformar um lugar irreparavelmente inóspito em um verdadeiro Jardim do Éden. Nada pode impedir que ela cumpra o seu legado sagrado: "A Mantenedora da vida".