Setembro, as estações e a idade: os ciclos

 

É setembro chegar e o inverno se vai, sei por experiência. Em anos anteriores, trabalhava em atividades de rua, a tempo aberto, e sei que em setembro tudo começa a mudar em relação ao inverno.

 

Começa a fazer um calor gostoso. A D O R O setembro, é o meu mês preferido. O inverno que finda e a primavera, a melhor estação, que chega. Pessoas importantes e amadas de minha vida nasceram neste mês, um pouco antes da virada da estação, que se dá, dependendo do ano, pelos dias 22 ou 23, no tal equinócio. As estações... são uma parte importante da beleza deste mundo e desta vida. É dos poucos encantamentos que ainda persistem em minha experiência adulta, vindos da infância e da juventude. Magia interminável, infinita...

 

Na verdade penso que não deveríamos fazer aniversário, comemorar a idade de ano em ano, mas sim a cada nova estação, de três em três meses. De acordo com a origem latina, em vez da "annus vertere", a "statione vertere", ou seja, a "estaciversário", algo por aí, aportuguesando, grosso modo. Uma nova estação é o marco de um novo ciclo natural, processo contínuo que a cada ano se repete, bem delimitado para nós que moramos pelos trópicos do planeta. Cada estação é um mundo diferente, um tipo de vida diferente. Particularmente, como nasci bem no começo do inverno, celebro a passagem do tempo ao início de cada estação.

 

"Cada dia é um novo ciclo, na verdade" - observou um parente. Sim, a unidade básica do ciclo natural, de fato: dia a noite, sol e lua, amanhecer e anoitecer; vivemos ontem, vivos hoje e viveremos amanhã - o presente como realidade vital, concreta e palpável. As estações são esse ciclo ampliado e, o ano, o grande ciclo. Vejo o ciclo ampliado como o mais adequado para marcar, assim, a passagem de nosso tempo, pois, repito, cada estação é um mundo diferente e próprio, com suas sensações específicas. Logo, nos dias 24 de junho, 24 de setembro, 24 de dezembro e 24 de março, por esse modelo, estou comemorando minha troca de idade. Até hoje, 220 estações de idade, 220 ciclos ampliados existindo e vivendo neste plano físico: 55 primaveras, 55 verões, 55 outonos e 55 invernos.

 

Puxa vida, é muita coisa que, se contada em anos, fica escondida. Quanta flor, quanto sol, quanta folha caindo e rolando ao vento e quanto frio que não é mensurado pela contagem baseada no grande ciclo, o ano? Muito, em nossa vida, é a concepção mental que usamos para mensurar as coisas. Quem vive pelo ano, atropelando dias, semanas, meses e estações, geralmente fala frases como "Bah, já é setembro!" ou "Bah, já é Natal, passou rápido o ano e eu nem vi", "Já se passaram 20 anos, muito rápido, parece que foi ontem". Vivendo um dia de cada vez e comemorando a idade pelas estações, isso acaba e o tempo anda beeeemmmmm deeevvvvaaaagggaaarrr... Os fatos parecem que aconteceram em outra vida, de tão loooonnnnggggeeeee nooooo teeeemmmmmmpppppoooo...

 

Meu grande ciclo fecha a cada inverno, mas meu primeiro ciclo ampliado fechou numa primavera: logo, 220 estações e 55 primaveras, completadas ontem. Quantas estações de idade tu tens?

 

Uma boa semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, viiiivvvvaaaammmm baaaassssttttaaaannnntttteeee e fiquem com Deus.