COMO IDENTIFICAR UM PUXA-SACO

O puxa-saco e a puxa-saco são criaturas bizarras, nefastas. Se proliferam feito praga pelos quatro cantos, em tudo que é lugar. Quando menos esperamos, nos deparamos com a sua cara lavada de quem não quer nada, de quem está aí só pra ajudar. Mas, de fato, não é nada disso. O que querem é só o proveito próprio, tirar uma lasquinha de vantagem de cada situação, e cada momento será crucial na busca desenfreada dos seus objetivos. Conheci vários ao longo da vida e tive a triste oportunidade de conviver com alguns lado a lado durante muito tempo. Nunca botei fé neles. Tive que fingir que éramos amigos, em nome de uma convivência pacífica. Tanto tempo vivenciando seu modo de pensar e agir que acabei por desenvolver uma fórmula para identificá-los de bate-pronto. É coisa simples. Eles sempre emendam a fala do seu interlocutor com comentário apoiando o conteúdo do que foi dito, por mais absurdo e despropositado que tenha sido. Curioso é que se o mesmo comentário tivesse sido emitido por alguém de quem não quisessem puxar o saco, a sua emenda seria totalmente diferente. Dessa forma, o interlocutor ficará com a nítida impressão de que há sinergia de pensamentos. Pura balela. E assim o nosso puxa-saco (ou nossa puxa-saco, porque as mulheres formam um forte cordão nesta turma) vão levando a sua vida, tendo a impressão de que estão agradando e seduzindo seu séquito com toda tranquilidade. Até o dia em que a casa cai e toda esta encenação vira fumaça, levando junto seus sonhos de poder. Então desce a cortina e o seu triste espetáculo chega ao fim, com um berrado silêncio no lugar dos esperados aplausos que nunca virão.

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 26/09/2023
Código do texto: T7894691
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.