“EU NÃO SEI REZAR”

Diante de uma situação difícil alguém muito próximo me disse:

- Eu estou com você e só podemos colocar nas mãos Deus, porém eu não sei rezar.

Só por isto você me ‘ganhou’ eternamente. Confessar uma fraqueza ou erro não é para qualquer um, mas para quem tem alma boa.

Eu fui criado dentro das igrejas católicas, frequentei as protestantes acompanhando minha avó que se tornou evangélica quando eu ainda era criança. E, nas horas de desencontro eu já estive até em terreiros de religião africana. Acabei me perdendo e só na filosofia espírita eu me encontrei. Mesmo assim o Deus que eu descobri é muito maior que tudo e que todos. Ele envolve o universo e está presente em todas as coisas, e, principalmente dentro de nós. Mas Ele não é um deus cruel, que castiga a todos, onde tudo ou quase tudo que fazemos era considerado pecado e era proibido.

O Deus no qual eu acredito e coloco toda a minha fé é um Deus igual a mim, não necessariamente em corpo, mas na liberdade, no livre arbítrio e no amor. E, se Ele estivesse no meu lugar cometeria os mesmos erros e aprendendo com eles, como eu faço.

Com esta frase “eu não sei rezar” eu lembrei que quando criança também cantava louvores à Virgem Maria e um deles dizia: “mãezinha do céu, eu não sei rezar...” e com isto já estava em comunhão com a espiritualidade.

E por falar em espiritualidade desde criança eu descobri que sou muito mais que um corpo, e, desta forma construo meu SER. Embora o TER sempre seja um dos pecados que me ronda.

E, se orar é somente fazer poesia eu estou aprendendo a rezar. Eu me entrego muitas vezes a conversar com o Deus que me habita pedindo resignação e conforto.

E para você que diz não saber rezar abra o peito e deixe que a luz da espiritualidade entre em seu corpo, fazendo com que sejamos melhores e mais fortes diante da vida. Estar em comum-união é estar em comunhão com o Deus que sabemos existir, elevar nossos pensamentos a Deus já é uma forma de orar.

_______________________________________

25.09.23