Cumpadre Tião

--Tem cabôco qui parece qui nasceu pra sê chutado, ingual aquelas pelota de capotão qui esse povo vive chutando ai nos futebol, né verdade, Quim? Rapaz mas cê vê só a situação do Giva. Mulatão sacudido daquele, do tamãe dum pau de imbaúba aceitá as afronta que aceitô! Eu fico é vexado, sabe. Num inziste nesse mundão todo de meu Deus um homi qui não verméia as fuça ao sê trombado e istrunchado ingual esse arrumadinho ai da cidade, mitido a besta fez com o cristão. Vô te contá a verdade dos fato, viu. Se é cumigo essa história toda, o tal já tava mirando os dedão do pé dentro do caxotão de madera! Ah, se tava. Já andei puresse sertãozão todo afora, já campiei os burro do patrão rastejando ingual cobra nos meio do fura bucho purque o tal do Pacote, eita burrinho arisco e priguiçoso, que só de me vê de longe já disparava numa carrera doida lá pras banda do charco e lá só quem tem um zoião de curuja consegue encontrá o veiaco! Eu rastejava inté uns seis passo dele e muito divagá purque aquilo iscuta ingualzim um tiú. Entonce eu primero sacudia a cuia de mio. Ele cruzava as orêia e quedava lá. Eu arribava do meio dos fura bucho e ia c´as mão isticada balançano a cuia e o bicho estatalava os zói no mio. Ai entonce eu conseguia encabrestá o matuto e os otros era mais fácil de pegá purquê num era arisco feito o Pacote. Também já trevessei o rio com água nos peito apostando carrera com a mardita capitão do mato pra vê quem arcançava primero os cabrito qui pastava do otro lado, pois qui sinão, ela enrolava num infeliz daquele e num abraço só, massagava os ôsso tudinho e ingulia como se fosse um bichin anão. Já infrentei o Negão de pexera nas mão, parando aquele guarda ropa na ponta do aço, pois qui ele mitia medo na redondeza toda e inté hoje ele corta vorta quando me vê. Passa longe o brabo. Dispois dessa iscaramuça, a gentaiada toda daqui perdeu o mêdo do dito cujo. Já infrentei a pintada qui tava braba purquê tava com duas cria e a bicha tava feroz. Marrei a faca sem cabo na ponta da burduna que dava dois de mim e iscorei a bicha que num intentô vim pra cima purquê sabia que ali era aruêra. E a bicha sabia que se bestasse, virava tapete la no rancho, com fiote e tudo. E cê acha, Quim qui eu, cum tudo qui já passei nessa vida que Deus me deu, ia dexá barato essas proêza qui esse arumadinho da cidade faz cum o pobre do Giva? O homi nem sai mais de casa e qui deve sê de vergonha de vê a sanhada da Maria Rita de trololò com essezinho ai. Deus qui mi livre! Qui eu dum salto só, já abria o bicho da viria inté o quêxo, ingual cum barrão no dia vinte quatro de dezembro, qui dirrubava suas fissura tudo no châo! Eu fico é indignado, num sabe? pois qui o coitado do Giva é de casa pra roça, da roça pra casa, qui as mão do homi só fecha inte a grussura dum cabo de inchada de tanto calo de lidá lá nas prantação e a muiezinha de disfrute, de braço dado cum esse arrumadinho sem nem os brio de fazê as coisa iscundida, assim na vista do povo todo?Ah, meu Deus qui num dá asa cobra qui o bicho avua bunito e faz proeza na vida dum caboco ingual esse arrumadinho! Vô te contá, Quim! As coisa que passa na minha cabeça de fazê cum esse arrumadinho ai da cidade é tão braba qui toda vez qui penso, fico cum medo e cum vergonha de mim mermo, sô! Mas num me leva a mal não, moço, purquê tudo isso passa na cabeça de todo homi de bem qui vê o qui a Maria Rita faz cum homi bão ingual o Giva! Cabra bão daquele qui, nos dumingo, invéz de discança, ainda vai trabaiá de graça la na quermesse vendeno pastel na barraquinha do sacristão, ôtro cabra qui tabem num passa na minha garganta ingual esse arrumadinho ai. Cê num sabe, Quim, mais os buato que anda purai équi os dois, a Maria Rita e o tal arrumadinho, tavam la na cachuêra sozim, só os dois e qui ela tava só dessa rôpa de baxo que eles chama de biquini. Pra mimé calcinha mermo e pronto! E qui o tal arrumadinho tava só de uma tal de sungam qui diz qui o povo usa lá no Rio de Janêro nas praia. Uma semvergunhice só! Pra mim, sabe o qui é isso, Quim? O fim do mundo!

-- Mas, ô cumpadre Tião. O sinhô num me leva a mal não pelo qui eu vô te falá, mais, é minha obrigação de cristão temente a Deus num dexá os erro sem cunserto. Sei qui o sinhô tá indignado e coisa e tal, mas, num preicisa não, sô! O tal arrumadinho é o irmão da Maria Rita qui vêi do Recife pra passá uns dia la na chacra do Giva, sô! O môço é desses agrômo ai, ó, qui tem isperteza de mexê cum terra e prantação e vêi dá u´a ajuda pro Giva qui vai prantá uma curtura de mamão cum melancia. E o moço vêi consurta o chão pra mode vê se tá bão pra prantá ô se pricisa jogá o calcário, como nóis já sabe cumé qui é. Cê tá disvairado de raiva atôa!

--Uai, sô! Mais é mermo, Quim?

Paulo RM Cesar
Enviado por Paulo RM Cesar em 27/09/2023
Reeditado em 18/04/2024
Código do texto: T7895114
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.