Entende Cordiale

MESMO sendo um mero cidadão sem lenço e sem documento, um véio que não tem influência nenhuma, continuo indignado com as dores do mundo, sempre repetindo para meus botões a frase de André Marlaux: “Há mais dores no mundo que estrelas no céu”.

Das dores do mundo, além da miséria, injustças sociais e agressão ao meio ambiente, o que mais me revolta são as guerras. Sim, porque ela é antes de tudo uma afronta a Deus. É um absurdo, seja qual for o motivo. Não dá para segurar a indignação contra as guerras.

Mas se sou um revoltado contra as guerras, sou também uma pessoa que tem esperança - o sonho do homem acordado. Por isso torço e rezo pela paz. Lembro que todos os conflitos terminaram quando os lados beligerantes chegaram à conclusão que deviam se render ao bom senso, ou seja, celebrar a paz cada lado cedendo um pouco. Não há outra forma de alcançar a paz. Lembro, por exemplo, que em 1904, depois de desentendimentos e até guerras, a França e a Inglaterra celebraram um acordo de paz que foi denominado Entende Cordiale. Continua até hoje.

Na mesma Europa, a Ucrânia e a Rússia precisam fazer esse tipo de acordo. Que Deus ilumine os líderes é isso povos desses países. Amém. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/09/2023
Código do texto: T7895428
Classificação de conteúdo: seguro