“PÍLULAS MILAGROSAS” OU O MITO DA ENGANAÇÃO

POR JOEL MARINHO

Sendo homem (macho) da espécie humana atual quando passa dos quarenta anos de idade vem duas enormes preocupações, uma é aquela “dedada” indesejável, a outra é a “queda do gigante”, as vezes nem tão gigante assim. Quando os cinquenta chega o desespero vai batendo, afinal o lado machista aflora e o pensamento de que não será mais “macho” por esses dois fatores vai se acirrando na medida em que os sessenta vai chegando.

Para sanar esses problemas a indústria farmacêutica criou o “milagre”, levantar o “defunto” já adormecido que não aponta mais para o horizonte e vive cabisbaixo, molenga e triste “chorando” nos pés do seu dono. O jato de urina que antes alcançava quase dois metros de altura agora nem colocando forquilha alcança meio metro, mas enfim, o “milagre” existe e são diversos.

O mais popularmente conhecido (Viagra) e chamada carinhosamente de azulzinha não sai da cabeça e do bolso dos velhinhos que querendo ter o seu vigor sexual como nos tempos de outrora passam a comprar aleatoriamente, muitas vezes até falsificado por empresas ilícitas, o que causa ainda mais problemas.

Bem, em alguns até que funciona, porém em outros não e como a maioria por vergonha não procuram orientação de quem estudou especificamente para saber sobre essas fórmulas acabam sucumbindo no próprio erro. Não atoa muitas pessoas dão entrada em hospitais com Acidente Vascular Cerebral (AVC), por conta do aumento da pressão arterial causada por esses remédios.

O mito do remédio milagroso unido ao machismo e a esperança de uma longevidade sexual deixa marcas em quem toma e por vezes em parentes, pois a morte iminente acaba sendo o caminho mais provável do velhinho. Noutras vezes deixa a pessoa em estado lastimável com o corpo torto, a voz atrapalhada e o “juízo” meio desconexo da realidade.

Mas o porquê isso acontece?

Como já foi dito anteriormente, essa ideia de que o homem para ser macho precisa estar ativo ao sexo é algo muito forte em nossa sociedade, logo, não nos preparamos psicologicamente para esse momento, salvo poucas pessoas. É como se a impotência normal causada pela velhice e o acúmulo de doenças fossem tirar o “título” de macho alfa e diminuir ao ponto de inválido.

É lógico que todos queriam continuar com vigor de sempre, mas a velhice é uma realidade para aqueles que porventura tem o privilégio de não morrer ainda jovem, no entanto, precisamos aceitar a nossa condição de fases e aproveitarmos todas elas com alegria e responsabilidade. Então que venha a velhice, e se a realidade do sexo não existe mais que possamos criar aventuras de acordo com a nossa limitação para continuarmos vivos e sorridentes.

Buscar “milagres” é irresponsabilidade e ilusão, além de criar problemas, logo precisamos imediatamente mudar esse pensamento machista que em nada é benéfico a nós.

Sei que a indústria farmacêutica precisa lucrar, porém quando se lucra sobrepujando os sonhos e a vida de outrem pode não ser ilegal, mas é imoral. Sabemos que não há fórmula ainda para uma juventude eterna, mesmo que já tenhamos conseguido evoluir demais no campo médico e se a velhice é uma realidade que possamos aprender a lidar com essa realidade da forma mais suave possível.