"TUDO COMO DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES"

Segunda-feira, 2 de Outubro de 2023.

Seria excesso de pessimismo pensar que o Brasil se encontra num estado lastimável, em relação à sua estrutura e conjuntura? É de se imaginar que não, haja vista que atualmente só se vê confusões acontecerem. Em todos os níveis, âmbitos e circunstâncias.

Tudo isso é fácil de ver e perceber através das mídias informativas, jornalísticas e também nas mídias sociais. São críticas de todos os tipos, modos e tamanhos. E que incidem sobre todas as questões referentes ao país. Está sendo até difícil apontar qual dos âmbitos se encontra em destaque com relação à lambanças e mazelas.

Até então podia-se levar em conta que o Ex-Presidente Bolsonaro possuía a liderança de denúncias e críticas. Mas agora a coisa mudou. Alguns personagens tomaram seu lugar. Podemos citar os nomes de Lula, Janja, alguns ministros do governo e também do STF. E mais alguns outros célebres.

Nesses últimos dias, com Lula se submetendo à uma cirurgia e tendo que se afastar temporariamente do governo, seria lógico, e de lei, que seu vice tomasse a frente nessa ausência, digamos. Mas, não. A imprensa anda noticiando que a Janja é quem vai ocupar a ausência presidencial. E se não fosse trágico, seria cômico. Mas nesse Brasil atual, tudo é e está sendo possível. E crível.

Um pouco de ânimo surgiu em boa parte da população com a reação do Congresso Nacional, especialmente no Senado, através de Rodrigo Pacheco, que anda buscando fazer valer o que preceitua a Constituição Federal, nas igualdades dos poderes da República. E, claro, isso caiu em desagrado aos componentes do Superior Tribunal Federal, que descobriram e assumiram verves políticas, além daquilo em que podem atuar.

Daí que é mais uma espera nacional. Vamos ver até onde isso irá e como terminará. E em nossas práticas, há de terminar em pizza. O que representa dizer que as lambanças e as mazelas continuarão na mesma. Como diz a sabedoria popular: "tudo como Dantes no quartel de Abrantes". E olhe lá!

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 02/10/2023
Reeditado em 02/10/2023
Código do texto: T7899245
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.