Foto by Sandra Laurita 

 

 

Dias cinzentos (BVIW)

 

     "Honrai as verdades com a prática"

                                       Lúcia Helena Galvão

 

     A tarde cinzenta e fria faz a previsão do tempo parecer realmente verídica. Um noticiário apocalíptico anuncia chuvas intensas para os três Estados do Sul, na primeira quinzena do mês de outubro.

     Os ambientalistas culpam o aquecimento global pelas mudanças climáticas, e gritam aos quatro cantos pedindo socorro em prol do Planeta. As pessoas levantam bandeiras e saem as ruas em passeatas. As grandes indústrias e os Países mais ricos, são alvos de constantes ataques e acusações.

   Mas não precisamos ir longe. O som de uma cantoria de pássaros me faz ir até a janela e deparar-me com uma cena desanimadora. O lixo se espalha na calçada do vizinho, e denuncia mais um culpado. Os pássaros perderam o rumo, e agora, caçam restos nos sacos de lixos, que provavelmente, terminarão em águas oceânicas, poluindo e matando a vida marinha.

     Em tempos de cuidados com a Terra, esse lugar sagrado que chamamos de lar, deparar-se com uma cena desta é pura ironia. Se duvidar, o mesmo ser que sujou a calçada, estava presente na marcha a favor da preservação do meio ambiente.

     Do que adianta levantar bandeiras e pisoteá-las logo em seguida? Pensamos de um jeito e agimos de outro? Bem disse a Professora Lúcia Helena Galvão, numa sessão especial em homenagem ao Estoicismo, no Plenário do Senado Federal em Brasília: "Aquilo que nós, quando nos movimentamos, deixamos como rastro, é o que nós realmente acreditamos".

 

Sandra Laurita 

 

Tema: Tempos de cuidado (Crônica)

 

*Interação do poeta CasMil

 

Por vezes é o tempo sombrio! 

Nuvens negras ou cinzentas! 

Contemplado com chuva e frio 

Água a gelar no rio! 

Do tempo eis a ementa!

*** Ser ou não ser natural!

Há que ter algum cuidado, 

Dizem que é aquecimento global 

Mas de que se trata afinal! 

A não ser tratamento descuidado! 

Não vim pregar moral 

Tão somente com a crónica concordar 

Nada digo de especial! 

Verdade que o ambiente está mal 

E é o momento de o alterar!

          (CasMil)

 

 

 

 

 

Sandra Laurita
Enviado por Sandra Laurita em 03/10/2023
Reeditado em 04/10/2023
Código do texto: T7900204
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.