Aroma

Quando fecho os olhos e me concentro em minha respiração consigo sentir os aromas que a vida nos proporciona e com eles me transporto a mundos distantes, onde só na minha memória consigo senti-los.

Não há nada mais poderoso que o aroma das coisas vividas, as experiências têm cheiros que exalam sentimentos.

O cheiro da terra molhada, da pessoa amada, da infância passada.

Um aroma que impregna não nas nossas narinas, mas na nossa mente e nos remete a tempos outros e que por instantes nos fazem refletir sobre o que somos e o que éramos quando o sentimos pela primeira vez.

O aroma de um vinho que nos remete a um lugar específico, que por sua vez nos remete a alguém que não mais está presente, mas que sua ausência não tirou a importância de ser quem é.

O aroma de uma comida que nos remete aos bons e velhos encontros de família, onde o que, naquele momento, importava eram as risadas e a sensação de que nada poderia nos atingir.

O aroma do plástico de uma barraca de camping que instantaneamente nos transporta à beira de um rio, uma fogueira acessa, um sanduíche feito no fogo, a fazer xixi no mato de madrugada, a mais pura inocência e a vontade de voltar sempre para o mesmo lugar, mesmo que o lugar não seja mais o mesmo.

O aroma de um perfume específico que nos fazem lembrar de alguém mais específico ainda, um alguém que nunca será esquecido e que se faz presente em todos os momentos de nossas vidas, que nos força até mesmo a comprar um perfume igual apenas para sentir seu aroma no final.

Um aroma pode nos remeter a lembranças boas e nem tão boas assim, lembranças que quando despertas nos fazem chorar a alma e o coração, nos remetem a um mundo de escuridão e dor, esteja onde for.

Seja como for é pelo cheiro que somos pegos por inteiro, eternizamos momentos em nossas mentes e cada um se faz presente no exato momento em que o aroma de algo invade nosso ser.

Sentimos o cheiro sem ao menos ele estar ali, quando pensamos em algo, quando vibramos em algo, o aroma desse algo surge, mesmo que fruto de nosso subconsciente.

Sem o aroma a vida não teria sentido, a comida não teria sabor, o amor não teria fervor, as lembranças não existiriam com tanto clamor.

É pelo cheiro das coisas que conseguimos nos fixar a elas.

Seja qual for o sentimento que determinado aroma nos traz é dele que é feito o que somos e quanto mais aromas conseguirmos sentir, mais saberemos que valeu a pena ter vivido aqui.