Milagres

O milagre tem cunho religioso ou sobrenatural, disso ninguém duvida. Não é algo corriqueiro, certo? Aí que eu não concordo. Recebe milagres o crente e o não crente desde que o mundo é mundo, em maior ou menor grau. Atravessar ruas todos os dias e voltar para casa vivo considero um milagre face às vicissitudes da vida de hoje. Ter um bom emprego ou fonte de renda, idem. Se tiver boa saúde então é um bilhete premiado, mas só uma parcela das pessoas se dá conta dos milagres que recebe (ou dá valor, em última análise).

Contudo, precisamos criar condições para que essa sorte ou milagre ocorra cuidando bem de nós e de quem prezamos, não cometendo abusos nem cedendo a vícios, pois, sendo crente ou ateu, se fraquejar a pessoa vai degringolar. Não precisa ser certinho nem engomadinho, mas há que se proteger sim desde atravessar a rua na faixa de pedestres com o sinal verde para estes ou tentar não viver perigosamente demais. Sabemos inclusive que há hobbies de alto risco e periculosidade que elevam ou até anulam a possibilidade de contratar um seguro de vida. Aquele cabra, como diz o título de um famoso filme/documentário de 1984, está marcado para morrer. Morrer ou se dar muito mal.

Portanto, a sorte costuma gostar e premiar quem faz por merecê-la, mas há notícia de milagres completamente inesperados como por exemplo o recebimento de uma herança da qual o sujeito nem tinha notícia ou um convite para trabalhar fora do país fazendo o que ama ganhando um salário espetacular em moeda estrangeira. Nada mal, não é? Mas esses casos são tão raros que nem entram na estatística. Bom mesmo é dar o máximo de si constantemente que a recompensa um dia vem, seja nos negócios, no amor, nas boas amizades que nos trazem felicidade (um excelente amigo certamente é um milagre recebido, no mínimo um presente).

O que não dá é gastar tempo lamentando o que não depende de nós, como a promoção que ainda não veio, a vaga no concurso que ainda não conquistamos, a empresa que não decolou ou a alma gêmea que nunca aparece. Nesses casos creio que devemos mentalizar e fazer a nossa parte que é nos manter receptivos e insistentes, desistir não é uma opção. Enquanto focamos no que ainda não foi atingido desperdiçamos energia preciosa para realizar outros projetos de vida. É fácil de falar e complicado de agir? Certamente que sim, mas os homens e mulheres que desenvolveram toda a tecnologia, ciência e o conforto dos quais desfrutamos hoje não receberam nada gratuitamente, eles foram buscar pesquisando e passando noites em claro, aprimorando-se sem parar.

Ou melhor, parando para acalmar a mente e espírito sempre que necessário para se manterem resistentes. Agindo assim os milagres proliferarão para qualquer pessoa e o motivo não é apenas sorte nem oportunidade, (seria simplismo demais) é porque ela abraçou toda e qualquer oportunidade como se fosse a única e última, sinônimo de determinação. Não é receita de bolo, mas se fosse, o bolo não solaria.