R a c i s m o

NINGUÉM pode negar a maldade, o absurdo, o crime e a afronta a Deus que foi a escravidão e o racismo no Brasil. Como esquecer a história, inclusive os versos de Castro Alves? Nunca o Brasil, mesmo com os avanços sociais, saldará sua dívida com os negros. Nunca.

Mas é preciso também lembrar sempre que a escravidão e o racismo não foram crimes praticados só no Brasil. Vejam que esse horror e crimes foram ainda maiores nos Estados Unidos. Lá, creiam, foi ainda mais vergonhoso. Detalhe: enquanto no Brasil a escravidão foi abolida eis negros, apesar da resistência racista, se integrarão à população branca, nos EUA a resistência branca foi tão grande que gerou uma guerra entre o sul e o norte. O racismo durou muito mais tempo, mesmo aquele um negro tendo sido eleito presidente. Não se pode esquecer as humilhações sofridas pelos negros nos EUA, a luta dos direitos civis liderada por Martin Luther King. Só pra lembrar algumas humilhações: nos ônibus havia o lado das cadeiras dos brancos e o lado dos negros. Nas escolas havia a de braços e a de negros. Havia bebedouros para brancos e para negros. Pior: em locais públicos havia três babeiros sanitários. Um para homens brancos. Outro para mulheres brancas, é um para homens e mulheres negras.

A escravidão e o racismo não podem ser esquecidos. Nunca. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/10/2023
Código do texto: T7900915
Classificação de conteúdo: seguro