Violência virou cultura

ACHO que as pessoas mais conscientes não se surpreendem mais com o noticiário sobre a violência no país. A mídia faz um esforço tremendo para requentar esse tipo de notícia mas não consegue seu intento junto a quem é consciente e que sabe que a violência no país é algo óbvio e ululante.

Na verdade, a violência há muito tempo virou cultura no Brasil e em outros países. No nosso porque a liberdade de venda de armas, influência da bancada da bala e promiscuidade dos milicianos com graúdos é m fato. Nos EUA a venda de armas é livre e o capitalismo selvagem e resquícios do racismo fomentaram parte da cultura americana.

Daqui do meu cantinho observo que, por exemplo, na China, maior economia do mundo, no Japão, nos países nórdicos e parte da Europa não há essa cultura da violéncia. As pessoas andam nas ruas de dia ou de noite sem medo de serem atacadas pela violência. Qual o segredo? A cultura da paz e a não existência de milicianos e crime organizado. Pergunto: quem já teve notícia de onda de crimes na China é no mundo civilizado?

A notícia do assassinato dos três médicos no Rio foi uma notícia triste, mas é apenas mais um episódio gerado pela cultura da violência. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 06/10/2023
Código do texto: T7902400
Classificação de conteúdo: seguro