Crônicas de uma garçonete - Ela não quer se casar comigo, acredita?

Esse casal de clientes já frequenta a lanchonete tem uns bons meses; Nair e Fernando; ela mulher madura, sempre bem vestida e maquiada, tem a fala mansa até quando irritada. Ele um tanto mais novo, imaturo e cheio das graças.

Naquele dia sentaram-se na mesa três. Fernando parecia inconformado com algo, enquanto Nair continuava com seu semblante leve e sorrisinho de canto.

Depois de cumprimentá-los e deixar o cardápio na mesa, a garçonete se retirou com as bebidas anotadas.

Essa é a rotina em todas as mesas, rara algumas em que os clientes já sabem o que vão pedir e outras em que a funcionária decorou o que comem.

Nair chamou a garçonete e continuou seu pedido; um boca de anjo - lanche no pão francês cortado em pedaços para dividir.

Fernando com agonia desabafou em um embalo só, que em pedaços estava seu coração, pois havia a levado para conhecer a mulher que o colocou nesse mundo - em tom dramático mesmo - e a pedido em casamento, mas esse foi recusado.

A garçonete arregalou os olhos e se virou para Nair que fez um movimento calmo com a cabeça e disse; "Mas eu não quero me casar mesmo, vou mentir?! Se quiser a gente fica junto sem casar".

A clareza daquela mulher mostrou que estava tudo bem. Bebia sua coca-cola em um copo com gelo e limão, enquanto ele se afogava em sua terceira garrafa de cerveja.

Em meio aquela cena toda, a garçonete sorriu para Nair e pediu licença para entregar a folha com o restante do pedido da noite na cozinha.

Alguns poucos minutos se passaram e a garçonete observou que sozinha em sua mesa Nair a encarava. Acreditando que sua cliente desejava acrescentar algo na comanda, se direcionou a ela enquanto o dramático acompanhante estava no banheiro.

Nair mal esperou a garçonete se aproximar e com desencanto disse preferir homens mais altos.

Sua justificativa não cobria todos os defeitos existentes de Fernando, contando com os expostos na lanchonete durante as noites anteriores em que ali jantaram. Mas para ela parecia importante.

Campainha da cozinha tocou, o pedido da mesa três estava pronto.

A garçonete com o lanche na mão direita, se sentiu amiga daquela mulher - que em um ato impensado acreditou que precisava encontrar um motivo para não ter aceitado se casar - e impactada, deixou o prato na mesa e pousou a mão no ombro esquerdo de Nair, disse que ela não precisava se justificar para ninguém sobre suas escolhas e que uma mulher como ela ou qualquer outra deveria ter sua opinião respeitada, ainda mais quando se trata de um homem que não deu conta nem de crescer.

As duas riram.

Fernando se aproximou, sem saber o motivo riu também e emendando seu penúltimo pedido da noite; desejou que a garçonete aconselhasse Nair a se casar com ele.

A duas riram novamente.

Ele pediu mais uma cerveja pra fechar a noite já que o pedido de casamento não estava no cardápio.

Josilaine Pinto.

Josilaine Pinto
Enviado por Josilaine Pinto em 06/10/2023
Código do texto: T7902439
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.