COM UM BOM DIÁLOGO DIFERENÇAS SÃO ACERTADAS

Diálogo, é o melhor jeito para haver bom entendimento,

para resolver divergências...

Sempre dá bons resultados...

Ósculos e amplexos,

Marcial

COM UM BOM DIÁLOGO, DIFERENÇAS SÃO ACERTADAS

Marcial Salaverry

O diálogo é certamente a mais nítida possibilidade para resolver alguma divergência que apareça, sempre entendendo que divergir de algo ou alguém, é o ato de adotar uma posição contrária ao que se propõe, e para resolver tal pendência, um diálogo é o que se impõe, para que se possa chegar a um consenso, que faça surgir um acôrdo, algo que possa agradar a todas as partes interessadas...

A propósito, ouvi de uma frase muito interessante, dita por D. Helder Camara, que lança uma luz, digamos divergente sobre esse ponto de vista, qual seja: "se você diverge de mim, não é meu inimigo, é meu amigo, pois me completa e me faz pensar."

Claro que isso não quer dizer sobre uma divergência total, completa e sistemática. Creio que o que D.Helder quis dizer, é que se você tiver alguma opinião diferente da minha, não deve calar-se, deve manifestá-la, pois é conhecendo opiniões divergentes, que poderei fazer uma análise, e assim, saber se realmente a minha opinião é coerente, se estou no caminho certo, podendo inclusive servir de ajuda para melhor direcionar a vida...

Portanto por mais amigo que sejamos de uma pessoa, sempre que não estivermos de acordo com seus atos, devemos, de uma maneira educada, procurar mostrar o erro em que ela está incorrendo, pois assim agindo, estaremos colaborando para sua melhoria, pois sempre que surgem opiniões confrontantes, obriga-se uma análise mais acurada, a um reestudo. E quem sabe uma mudança de direção possa acertar o caminho...

Assim sendo, da mesma maneira que é sinal de boa amizade fazer uma crítica construtiva, também devemos saber receber essa crítica. Nunca se deve ser totalmente refratário a uma opinião discordante. Aceitemo-la e analisemo-la para que possamos saber qual está mais correta, ou mesmo chegar a um consenso que nos permita chegar a melhores conclusões..

Assim pensando, poderemos sempre melhorar algo que possa ser melhorado, já que devemos sempre ter presente que não somos donos da verdade, como aliás, ninguém o é, e chegando a essa sábia conclusão, certamente ficará mais fácil podermos fazer de cada dia de nossa vida, sempre UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 06/10/2023
Código do texto: T7902717
Classificação de conteúdo: seguro