LIBERDADE POSSUI UM VALOR UNIVERSAL

Sábado, 7 de Outubro de 2023.

Muitos não percebem, uns não ligam, outros nem querem saber, o que acontece no Brasil. Antes e agora, talvez, doravante. Mas existe muita gente que se interessa pelos fatos e acontecimentos que se dão no país. Mesmo que esse contingente não seja suficiente para dominar as intenções e ações para colocar as coisas nos eixos, como devem ser.

A partir do início do governo do Ex-Presidente Bolsonaro, que foi eleito à revelia daqueles que sempre torceram para o "quanto pior, melhor", o país passou por mudanças profundas e drásticas nele. E de várias ordens, sendo que a primeira delas foi a moral. E de forma profunda e radical, pode-se afirmar.

De repente, uma orquestração passou a reger a indecência e a imoralidade. Também a covardia. Gente que nem se sabia existir, surgiu, não se sabe nem de onde. E com um ímpeto para atropelar tudo o de certo e direito havia no país. Mesmo que saibamos ser esses âmbitos, muito retidos.

O primeiro ataque partiu do âmbito do judiciário, onde vários personagens iniciaram um arvoramento de donos da lei e da justiça. E mesmo com limites impostos pela Constituição Federal, passaram por cima dela. E seguiram adiante. Atropelando a tudo e a todos.

Dois episódios ficaram marcados. O primeiro deles foi quando o ministro Lewandowski mudou o teor desta, livrando a ex-presidente Dilma da perda de seus direitos eleitorais, ao ser cassada de seu cargo presidencial. E a segunda, quando o ministro Alexandre Garcia impediu o Ex-Presidente Bolsonaro de nomear um escolhido para a chefia da Polícia Federal.

A partir disso e daí, com a omissão do Congresso Nacional, principalmente pelo Senado Federal, deu-se o início da gandaia jurídica no Brasil. E muitas outras inconstitucionalidades foram praticadas pelos componentes do Supremo Tribunal Federal, STF.

Felizmente os congressistas brasileiros nesses últimos dias movimentaram-se no sentido de limitar o poderio dos ministros do STF, o que os impedirão de emitirem sentenças no modo monocrático, devendo isso ser feito pelo colegiado dali. E através de PECs também alterarão seus tempos de serviços na corte. Claro que isso já causa mau estar e desagrado neles.

E tudo isso aqui relatado, está registrado nos anais brasileiros. Não há como desconsiderar nada disso. E esse autor apenas resume o que se deu de fato. Porque hoje em dia, criou-se subterfúgios para prejudicar gente que se manifesta dentro da convicção da verdade neste país. E já são muitos desses, infelizmente.

Impressionante é ver o poder de alguns que até recentemente eram figuras inexpressivas junto à opinião pública e à nação brasileira. Como é que conseguiram isso? E, pelo que consta, há muita gente com o passado negro. Também com envolvimentos em mazelas e maracutaias. Mas suas caras são tão lisas que sequer se preocupam em tomar tais frentes. É espantoso, pra se dizer o mínimo de tanta desfaçatez.

Por enquanto tudo anda razoavelmente tranquilo. Mas as perspectivas dão conta de que tudo poderá mudar fora desse sentido. Até derrepentemente. E já há muitos que andam torcendo por essas mudanças. E do jeito que vai, a qualquer preço. Porque a liberdade de um povo não pode ser mensurada, tal a sua universalidade.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 07/10/2023
Código do texto: T7903032
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.