Campos Belos (GO): Mobilização Cultural

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Noite de ontem, sábado (7 de outubro 2023) ainda no calor das comemorações dos 70 anos da emancipação política da cidade, aconteceu o "I° Encontro de Artistas Independentes de Campos Belos e Região".

O evento, programado e divulgado nas mídias sociais, por trabalhadores da cultura local, ocupou um espaço na praça central, ao lado da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

A comunicação, mais que presente na vida da comunidade deu a cobertura necessária...

A equipe da TVCB — Digital, de Demerval Barbosa Moura (Filhinho), apoiou no que pôde; e registrou o momento especial, histórico. Postado no YouTube, fora e pode ser visto além fronteiras.

A equipe do "Craques Do Rádio", Cidade Em Foco" — Rádio RCB, AM — Hamilton Mendes, Ivan Almeida, Carlos Augusto, Bob Cardoso... se fizeram presentes e deram um suporte aos trabalhos.

Os comunicadores: Hamilton e Ivan apresentaram às pautas do encontro...

Um grupo seleto de artistas locais (de vertentes artísticas diversificadas) e convidados da região, deram às forças, abrilhantaram à festa...

Cantores, compositores, literatos, poetas... Como não devia (diferir) houve apresentações: literárias, musicais, poéticas; em prosa e versos... cordel, músicas dos seguimentos: sertanejo, forró, e de homenagens... E recitações de cor.

O Poeta do Povo (Defilardes Rocha), que retornou à sua terra Natal (a residir), iniciou sua apresentação tocando e interpretando ao som do violão, uma das suas últimas composições: A Dor da Saudade. — Uma das suas homenagens a Campos Belos.

Senti a falta de muitos companheiros da vanguarda cultural de minha cidade, mas cada um com seus motivos justificáveis... até de mim senti falta. Fui lembrado pelo radialista Hamilton Mendes e fiquei feliz.

Reconheci muitos outros que estavam no evento e, nos representaram muito bem: prof. Adelino Machado, professora Maria da Conceição Machado (Ceiça), Manoel prof. José Luiz, prof. Antônio Francisco, Bob Cardoso, prof. Albeni Machado, Cleison... prof. Luiz Marles. " É a história viva, presente nestes que estão aqui". — Ponderou Ivan Almeida.

Ivan (radialista e vereador) também ressaltou a importância de investimentos que se fazem necessários à cultura, em Campos Belos; pela Gestão Pública Municipal.

"Apesar de ser um encontro de artistas "independentes", eles dependem do seu apoio; se puder apoe!, é com a cultura e a arte que podemos trilhar um bom caminho". — Hamilton Mendes

Apoio: público, privado e da comunidade.

A professora Ceiça Machado, em sua fala inicial, no tocante à literatura, fez uma convocação aos artistas do lugar, e simpatizantes das causas culturais a uma união de forças, no arvorar dessa bandeira. E nos contou experiências pessoais, marcantes em sua vida. Que servem grandemente de reflexões a nós (mas, isso deve ser assunto de outro texto).

Esse passo artístico dado no dia de ontem, cumpriu um dos seus "objetivos"; como bem disse a poeta Ceiça:

"o do compartilhar experiências artísticas da nossa cidade e região"...

Assim, os artistas de nossa cidade deram às suas contribuições valiosas, com os talentos que possuem; cada um ao seu modo. Todos eles foram muito bem: em esforços, e apresentações; merecem o nosso reconhecimento, apoio e aplausos.

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(8:10:23)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 08/10/2023
Reeditado em 09/10/2023
Código do texto: T7904239
Classificação de conteúdo: seguro