"QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO"

Segunda-feira, 9 de Outubro de 2023.

A História geral e mundial não chega a representar a essência de todas as verdades que se espera de tudo e de todos, em função do que ocorre paralelamente mundo afora. Nesse caminho, ou trajeto, há omissões, acréscimos, distorções, invenções, dentre otras cositas más.

E do que se pode perceber, só muito tempo depois é que se descobrirão tudo isso. Não deixa de ser algo surpreendente, mas também é frustrante. Porque nem tudo é o que aconteceu, bem como o que se imaginou. Mas como dizem que nessa vida nem tudo é perfeito, só há um caminho: a submissão a alguns fatos e acontecimentos.

Mesmo assim é sabido que uns poucos não se submetem. A nada e nem a ninguém. Então, sempre teremos discussões e desacordos. Mas isso, também, faz parte de tudo. E assim vamos seguindo em frente.

Talvez seja por isso que as figuras de linguagem existam. Elas explicam uma série de distorções. Mas nos dão certas explicações. Todas as que existem são importantes, mas duas delas, o Eufemismo e a Metáfora, possivelmente se destacam mais. Porque nos empurram para certos ou outros entendimentos daquilo que se criou ou quis dizer em essência.

Mas não é só isso. A Sabedoria Popular é muito marcante na vida cotidiana da Humanidade. Ela possui um lastro extenso e profundo de sabedoria, bem como de ensinamentos. Mas parece que ela não alcança a todos. Existem pessoas que não prestam atenção a isso. Por isso as muitas dificuldades que encontram em viver.

Diante disso, esse autor admitiu para si uma tese. A de que o humano não é inteligente. E sem nenhuma intenção de criar discussões. Apenas que cada um busque observar tudo com atenção e interesses redobrados, de modo a entender o que se passa verdadeiramente ao seu redor.

Corroborando tal tese, é necessário saber o porquê dela, haja vista que, de imediato, pode-se apresentar cinco situações: o ser humano bebe, fuma, joga, gasta mais do que ganha e possui amante. E como se sabe, essas circunstâncias possuem e trazem complicações, problemas e dificuldades infindáveis às pessoas.

Mas que hajam eufemismos e metáforas para ocultarem ou disfarçarem (ou até explicarem) todos esses atos incômodos.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 09/10/2023
Código do texto: T7904406
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.