UMA DISCUSSÃO E UMA SITUAÇÃO QUASE QUE SEM SOLUÇÃO

Segunda-feira, 9 de Outubro de 2023.

Neste Sábado, 8 de Outubro de 2023, o mundo viu-se surpreendido com um ataque surpresa do Hamas a Israel. E logo esse episódio repercutiu quase que no mundo inteiro, gerando especulações sobre isso. O território israelense foi atingido por bombas disparadas de foguetes para tal fim.

Segundo informam, esse ataque surpreendeu inclusive as defesas de Israel, mesmo que ele tenha rigor na vigilância de seu território. Mas o fator surpresa, como o próprio termo o define, pegou-os quase que desprevenidos. E isso aconteceria em qualquer lugar do mundo.

E logo surgiram incontáveis especulações. E muitos buscam saber o porquê disso, bem como uma ação trágica dessa pode acontecer no mundo atual? Também procuram as explicações. E elas são muitas, a começar por disputas religiosas e territoriais entre ambos os lados. Mais exatamente desde um pouco antes da metade do século passado.

Quando os israelenses começaram a invadir a Palestina. ocupando esses espaços, formou-se confrontos diversos entre os lados. E houve interferência de alguns países, que tentaram resolver tais litígios.

Israel possui outro episódio confuso e contundente que envolveram disputas com a Síria e as Colinas de Golã. E isso rende até os atuais dias porque criaram uma divisão territorial naquela região, mas concedendo parcelas maiores aos israelenses. E de lá para cá as contendas começaram. Um brasileiro,

Interessante é ver que a religião interfere de forma profunda na relação entre vários país. Geograficamente Israel é cercado por países que seguem o Islamismo. E é interessante registrar que até os dias de hoje, há divergência religiosa entre islâmicos e judeus.

Bom relembrar que um diplomata brasileiro, Osvaldo Aranha, quando Presidente da Assembleia Geral da ONU, em 1947, presidiu-a na aprovação da Resolução 181, conhecida como Plano de Partilha da Palestina, que estabeleceu a criação do Estado de Israel. E nessa divisão ele registrou que essa questão iria gerar problemas futuros entre todos. E assim se deu e se dá até hoje.

A própria existência e origem de Jesus Cristo, entra nisso. Enquanto os judeus aguardam a volta do Messias, por não considerar este como tal, o outro lado acredita que ele é o verdadeiro. Isso acaba causando divergências religiosas naquela região, com reflexos em todo o mundo.

Mas sejam lá quais forem a origem desses desacertos e confrontos entre países e grupos políticos e/ou religiosos, é totalmente uma ação bélica profunda e desastrosa. Também excessivamente violenta, que mata contingentes de pessoas sem a menor consciência.

Nem dá para se tomar partido nessas confusões. O bom seria que as nações, e também esses grupos radicais, buscassem equilibrar suas ações e decisões. De antemão pode-se concluir que tudo e todos estão errados. Nunca se resolverão tais imbróglios. Pelo menos enquanto praticarem exercícios de puxar a brasa para a própria sardinha.

A propósito, numa publicação na internet, de autor desconhecido, é colocado que se o Hamas ceder, a guerra acaba; mas se Israel o fizer, este Estado deixará de existir. Enfim, que pé tomar num imbróglio como esse?

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 09/10/2023
Código do texto: T7904549
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.