A Importância de Conhecer A Nossa Constituição

Eric do Vale 

Quem aí conhece a Constituição Federal? Não digo de forma aprofundada. Embora, a grande maioria a conheçam de forma superficial, muitos, provavelmente, devem saber que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, como está previsto no caput do artigo 5°. Entretanto, lamento informar que grande parte dos nossos compatriotas desconhecem a existência desse artigo, assim como a nossa Constituição.

Tal afirmação adquire mais validade, sempre que testemunhamos os nossos patrícios  expressando opiniões que vão contra o que prevê o artigo 5°. Um exemplo disso é: "Direitos Humanos pra quê? Tem que matar.Bandido bom é bandido morto.".  

Foi por meio desse tipo de retórica que grande parte da nossa população deixou-se, e continua se deixando, influenciar, vindo a aderir uma postura política a qual aproxoma-se muito com a extrema-direita.  Por que não dizer fascismo? 

Qualquer pessoa há de convir que fascista é uma palavra pesada para adjetivar alguém que comungue desse tipo de pensamento. Equiaprando-se a uma injuria. Porém, como definir uma pessoa que  deixa-se  cativar por uma plataforma a qual despereza os valores individuais, exaltando conceitos tradicionais e favoráveis a perseguição à um grupo considerados "inimigos da sociedade".

Agora, essa ideologia adquiriu mais força por meio da religião. Na maioria das vezes, as pessoas que  comungam com esse ponto de vista passaram a usar a Bíblia como forma de propagação. Contudo, esqueceram-se de um detalhe: o Brasil é um país laico, portanto admite-se toda e qualquer crença, como pode ser comprovado no inciso VI, do artigo 5°, da CF.

Em meio a isso, torna-se incompreensível, e inadmissível, alguém compactuar com um pensamento que viola a sua Constituição, apesar dessa defender  qualquer tipo de liberdade ideológica.

 Na maioria das vezes, esse tipo de pensamento é defendido por uma alguém que profere uma retórica intencionando levar a nação a prosperidade, mobilizando as massas e vindo a ser alçado ao posto de líder  Tornando-se cultuado por seus simpatizantes. 

Quantas vezes já assistimos a esse filme? Provavelmente, muito mais do que aqueles que já foram reapresentados na Sessão da Tarde!