Intriga Antiga

TENHO certeza que os generosos amigos e amigas que leem meus acanhados escritos já perceberam que sou um véio do tempo do ronca que associa tudo ao passado e diz muito absurdo.

Vou continuar do mesmo jeito. Vejam bem, fui o primeiro a tocar no problema da guerra entre os palestinos e Israel. Disse que pode virar um Apocalipse e que a saída será a criação de um estado palestino. Continuo achando.

Hoje, quero apenas, fiel ao meu vício de falar no passado, dizer que essa guerra é um babado forte e que me lembrou uma intriga antiga entre meu avô paterno, um velho muito esclarecido mas explosivo e o coronel Japiassu, o fundador da cidade de Arcoverde. Não sei por que motivo os dois se intrigaram. Mas o certo é que se intrigaram por toda a vida. Um dia o coronel se desentendeu com um caboclo que tinha um sítio vizinho da sua fazenda. Foram ás vias de fato é o negro puxou uma peixeira. Mais rápido o coronel sacou o revólver e atirou no caboclo matando-o. Como estava de baixo na política a polícia se movimentou para prendê-lo, ele estava sem o seu cavalo. Sabedor do fato, meu avô mandou um filho levar seu cavalo para o coronel fugir. Ele fugiu.

Passado algum tempo, seu lado político ficou de cima e ele voltou, submeteu-se a um júri pro forma é ficou livre. Então a primeira coisa que fez foi levar o cavalo para entregar a meu avô e agradecer. Quando chegou o velho estava sentado no alpendre e disse ríspido: - Pode amarrar o cavalo na cancela e voltar. Se o caboclo lhe tivesse matado eu também emprestaria o cavalo para ele fugir. A intriga continua.

Fico sem saber quem era Israel e quem era a Palestina na intriga do meu avô e o coronel. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/10/2023
Código do texto: T7905304
Classificação de conteúdo: seguro