CONJECTURAS REFLEXIVAS

Terça-feira, 10 de Outubro de 2023.

Diante de todos os horrores que a humanidade é brindada diuturnamente em seu cotidiano, não é fácil concatenar as ideias, os raciocínios, bem como todos os entendimentos que se possa possuir, nesses excessivos números e ocorrências que nos surgem em nossas existências.

Uma primeira dissonância a respeito de tudo isso é ver, e saber, que os humanos consideram-se seres inteligentes. No caso, a única das espécies existentes neste planeta. Mas será que isso é verídico? Pode-se sintetizar nessa desconstrução num simples teor: uma guerra.

Mas existem outros inúmeros fatores a colaborar com as ações nocivas perpetradas pelo ser humano. Talvez se possa atribuir todas elas a um só fator: o financeiro. No caso ao dinheiro, à uma moeda qualquer que exista mundo afora. Porque, com certeza, foi a partir de sua estruturação que o mundo mudou.

A ganância, combinada com a ambição, estão fora de domínio, são as responsáveis por mazelas infinitas. Por dinheiro, se é capaz de tudo. Principalmente matar um semelhante. Mesmo que saibamos dos desdobramentos que isso incorre, porque são vários e inúmeros deles. Desde o religioso, passando pelo moral, também seguindo pelo criminal. E todos eles trazem reflexos e cobranças. E pesados, para quem mata um semelhante. Ou vários deles.

Então, imaginemos no desenvolvimento de uma guerra? Seja lá por quais razões ou motivos? Os dois lados dessa guerra podem pensar que um deles a venceu. Mas os resultados finais dela mostrarão o contrário. Houve perda para ambos. Enormes. A um custo impossível de se imaginar zerá-lo. Ou resgatá-lo.

Infelizmente impera quase que entre todos, uma cegueira profunda, que os impede de ver a realidade os desfechos dessas situações. Quisera que o ser humano o conseguisse ver. Mas, se após milhares de anos da existência da Humanidade nesse planeta, isso ainda não aconteceu, é possível que não se dê dentro dos próximos milênios. Ou até que esse planeta Terra exista.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 10/10/2023
Código do texto: T7905356
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.