A VACA NÃO DÁ LEITE, A CEPA NÃO DÁ UVAS, E O PE. TEIXEIRA PODA

O filósofo e escritor brasileiro Mário Sérgio Cortella, pai de três filhos, conta que prometia dizer aos rapazes o segredo da vida, no dia em que eles fizessem 12 anos.

E no dia do respetivo aniversário, entusiasmados por irem receber um segredo tão importante como prenda, lá vinham ter com o pai.

“Pois o segredo da vida é este, meu filho: vaca não dá leite!”

Os rapazes olhavam para o pai, parvos como a adolescência, e não percebiam. Já à espera desse espanto, ele explicava-lhes que É PRECISO TIRAR O LEITE SENÃO A VACA NÃO O DÁ. E PARA O TIRAR É PRECISO LEVANTAR DA CAMA ÀS PRIMEIRAS HORAS DA MANHÃ, NÃO ENJOAR COM O CHEIRO DA BOSTA, NÃO TER MEDO DAS RABADAS DA VACA, SENTAR-SE NUM BANQUINHO, JUNTO DO ÚBERE, E SABER MUNGIR PORQUE TETA DE VACA NÃO É TORNEIRA.

E SÓ ASSIM A VACA DÁ LEITE. A cepa também não dá uvas e as uvas também não dão vinho.

É preciso enxertar e podar, é preciso sulfatar e tirar os ladrões, é preciso vindimar e pisar, é preciso trasfegar e em tudo pôr muito amor para se ter um copo de vinho na mesa.

Muitos pensam que a vaca dá leite e que a videira dá vinho e que tudo é dado.

Para cada coisa é preciso muito esforço e muito tempo. Para um piano dar música temos de o engolir primeiro. Saborear o som de cada tecla, através de muitas horas de aprendizagem e de treino, porque um piano só dá a música que já temos em nós.

O Pe. Teixeira teve uma queda quando podava uma videira o que, mesmo indiretamente, lhe terá causado a morte serena, neste início de ano.

O objetivo da poda que fazia, naquela manhã de dezembro, era o vinho na mesa, no próximo ano. Como bom administrador, sempre soube que videira não dá vinho. Que, se não houver “poda” hoje, não se colhe uvas amanhã. Como gesto último, o Senhor não lhe podia ter pedido melhor exemplo: não a vindima, mas a poda!

“Nisto, porém, é verdadeiro o ditado: “Um é o que semeia e outro o que colhe.” (Jo 4,37).

Obrigado Padre Teixeira, por nos teres deixado este último recado como programa de missão: “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.

Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.” (1 Cor 3,6-7).

Escrito por: Pe. José Maria Cardoso

https://avozdeportugal.com/a-vaca-nao-da-leite-a-cepa-nao-da-uvas-e-o-pe-teixeira-poda/

Pe. José Maria Cardoso
Enviado por Francisco Ohannah Oleanna Osannah Galdino em 11/10/2023
Reeditado em 11/10/2023
Código do texto: T7906052
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.