UMA DIFÍCIL CONVERSÃO 2ª PARTE

UMA DIFÍCIL CONVERSÃO 2ª PARTE

Mário Osny Rosa

Neste momento sua esposa o chamou para almoçar, ele foi tranqüilo para que ninguém percebesse o que estava acontecendo com ele. Depois do almoço estava acostumado a tirar um descanso com tudo o que tinha acontecido na manhã depois do café não tinha coragem de descansar e dormir, não queria ser acordado depois de qualquer sonho ou visão que vinha acontecendo nos últimos dias.

Oscar vai a sua biblioteca e resolve encontrar algum livro do seu tempo de colégio e lá encontrou um livro que relatava a vida de Dom Bosco e sua obra de onde também o inspirou no projetar o Santuário. Em sua homenagem, o Santo que teve uma visão daquele planalto central e seu futuro, foi revendo essa obra que começou a refletir mais profundamente sobre sua linha filosófica:

- Agora começo a entender todas essas visões que tenho tido nesses últimos dias, será que é a mão desse Santo que vem me proteger em meu final de vida nessa terra, como posso dar prova ou ter prova destes fatos que vem acontecendo? De quem foi a vida mais vã nessa terra a minha ou a do Dom Bosco? Tenho que ler mais para tirar as minhas conclusões e tomar uma decisão.

Oscar depois de um dia de muita meditação e exausto no final do dia toma um lanche leve como de costume e vai descansar em seus aposentos com uma mente meditativa. Depois de mais uma breve leitura costumeira de todas as noites, lembrando a vida daquele santo que lhe dera muitas inspirações no projeto da Nova Capital:

- Oscar deita depois de uma breve meditação e entra em sono profundo logo entra a ação de Dom Bosco. Desta feita se vê no centro da Catedral de Brasília um organista toca a música Agnus Dei, no altar estava novamente o personagem dos outros dias com seu Barrete preto paramentado para celebrar a missa. Oscar que não era acostumado assistir missa e apenas a da inauguração de Brasília naquela mesma Catedral no dia vinte e um de Abril de mil novecentos e sessenta. Iniciada a missa e chegando na hora do sermão o celebrante em sua prédica faz alusão ao arquiteto que idealizou aquela bela obra, com aqueles anjos pairando no espaço sobrevoando no momento daquela celebração, como uma obra sem par. Quem diria que esse arquiteto não acreditava em Deus e era ateu isso nem eu acredito queria poder falar com ele para sentir sua afirmação a viva voz, como uma pessoa como essa teve idéias luminosas em seu trabalho, ou foi à mão de Deus que agiu naquele momento em que realizava o referido projeto. Que Deus de uma oportunidade para ele se converter e ter um lugar na morada celeste.

- Nesse momento Oscar se acorda assustado novamente, e começo a lembrar o seu mais novo sonho e era aquela figura de Dom Bosco que o atormentava a cada instante de sua vida. Pensava não vou ceder a estas pressões quero ter certeza de tudo antes de mudar de idéia; já se foi uma vida detestando e agora de um momento para outro trocar de posição o que vão dizer meus amigos, ele virou carola.

Virou para o lado e continuo a dormir.

No amanhecer do dia ouviu o trinar do passaredo e um sono profundo tomou conta do Oscar e novamente veio:

Dom Bosco o transporta em sonho até o marco inicial da Futura Capital Federal, lá no Capitólio em homenagem a Dom Bosco e lá estava novamente aquele homem do barrete de outros dias rezando a missa e lá pela altura de sua prédica ele volta a falar que seu prazo está vencendo. E ele não vai ter oportunidade de dar uma resposta positiva ao Senhor Deus do Céu e da Terra de um trabalho que lhe foi incumbido de fazer, esta seria a sua última cartada a ser jogada. Foi aqui neste local onde tudo começou quando aquele homem importante aqui chegou a este ponto designado o ponto de partida para o seu trabalho simples neste Capitel. Em homenagem ao desbravador a falar neste momento se neste Capitel foi o ponto de partida para tão monumental obra, e, porque não seja a partida para uma obra mais importante, logo é da salvação humana. E que Deus abençoe a todos e que um dia possamos nos encontrar na pátria celestial.

Oscar que tudo assistia ficou pensando... E derrepente se acorda em plena madrugada de mais um sonho e desta vez mais pesado, e pensa:

- O que vai acontecer amanhã de manhã na pedra do jardim, quem estará lá novamente sentado triste ou alegre isso eu não sei, tudo vai depender de mim do que devo fazer ou não fazer de ser crente ou descrente. Amanhã de manhã será a decisão final, não quero continua a enfrentar estes tormentos por mais tempo.

Oscar entra e sono profundo e só se acorda no amanhecer do dia com o canto dos passarinhos e começa a meditar:

- Sobre todos os acontecimentos dos últimos dias e decide se converter, mas para isso ainda sou um São Tomé ver para crer, e levanta e segue em direção ao jardim. E lá está na pedra o personagem de todos os dias de todas as horas, agora alegre contente com se estivesse acertado na Loteria, estaria ele contente da minha decisão da minha conversão? E naquele instante ele desapareceu.

São José/SC, 21 de dezembro de 2.007.

morja@intergate.com.br

www.poetasadvogados.com.br

Asor
Enviado por Asor em 24/12/2007
Código do texto: T790609