Dois velhos conhecidos encontram-se e trocam saberes sobre a vida.

 

- Outro dia falamos de Schadenfreude e Zeitgeist. Hoje trago Weltanschauung.

- Das três palavras, Weltanschauung é a de compreensão mais complexa.

- Sim. Encontramos definições e explicações, mas a resposta vem de nós.

- Sim, porque visão de mundo é correto, mas significa o quê, afinal?

- Das três, Weltanschauung é a mais antiga. Um ícone da filosofia alemã.

- Parece uma palavra própria para os iniciados. Cosmovisão. E daí?

- Para mim, é o oposto de alienação. É a consciência do está à sua volta.

- Mas não é só consciência física, sobre as coisas e objetos, certo?

- Sim. Vai além da percepção. Você sabe do que está à sua volta, no amplo.

- Muitos entenderão apenas as palavras e não o que lhes significam.

- Bingo! Para se ter consciência do que está à volta é preciso autoconsciência.

- Obter autoconsciência é difícil quando tudo à nossa volta anda robotizado.

- Mas os menos conscientes funcionam geralmente no modo piloto automático.

- Verdade. Não refletem criticamente sobre o que fazem nem porque o fazem.

- Então, pouca autoconsciência produz pouca consciência do que está à volta.

- É um círculo vicioso. Funciona-se no piloto automático e fica-se alienado.

- E o nível de consciência de si e do todo é mínimo. Insuficiente para mudar.

- Uns poucos se desgarram da manada e pagam o preço por serem diferentes.

- Sim. São os que fazem o pensamento crítico avançar: poetas e filósofos.

- E, por isso, são atacados principalmente pelos religiotas do sagrado.

- As religiões lidam com essa consciência, mas de modo hermético, fechado.

- Sim, porque essas descobertas chocam-se frontalmente com as doutrinas.

- Penso no misticismo gnóstico, na cabala e no sufismo, por exemplo.

- Com acesso liberado apenas aos iniciados, não cerceados pelas doutrinas.

- E buscam níveis de consciência mais elevados de si e do mundo.

- Mas para isso precisam libertar-se de muitas convenções sociais enraizadas.

- Esse é o primeiro passo para novas descobertas: libertar-se de convenções.

- E isso é tão complexo, não? Vivemos imersos em convenções sociais.

- Sem nem sequer nos darmos conta do tanto de automatismo que produzem.

- E influenciam modas, paladares, visões estéticas, afetividade. Tudo!

- E influenciam principalmente a educação familiar e a escolar. Uma lástima!

- Ou seja, o automatismo começa na família e é aperfeiçoado na escola.

- E depois ainda dizem que a função da escola é ensinar a pensar.

- É verdade! É para pensar, mas só sobre o que as convenções nos ditam.

- Então, acabamos por gerar um centro de emburrecimento do pensamento.

- Perfeito. Aprendemos, mas nada ou muito pouco sobre o essencial.

- E o pior é que estamos cercados dos vigilantes das convenções. Os arautos.

- Sim. Arvoram-se o direito de impor seu pensamento a todos. Autoconsciência!

René Henrique Götz Licht
Enviado por René Henrique Götz Licht em 11/10/2023
Código do texto: T7906141
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.