IMBRÓGLIO CONFUSO E INFINDÁVEL

Quinta-feira, 12 de Outubro de 2023.

Quem acompanha os acontecimentos do mundo, pode perceber que na maioria dos casos a verdade não prevalece em sua essência pura. Há sempre distorções, desvios, aumentos, omissões e mais alguns que tais.

Isso, além de não ajudar, ainda causa mais confusão. Porque cria transtornos às pessoas em raciocinar adequadamente. Ao final, muitas das situações ficam insustentáveis. E isso é altamente prejudicial a todos.

É interessante abordar o fato de cada uma das pessoas criar a sua própria verdade. E já se disse do "lado da verdade". Ora, isso não existe. A verdade é única. Só está num lado só.

Essa questão envolvendo Israel e Palestina, ficou altamente prejudicada com essa ação nefasta, violenta e covarde do grupo Hamas. Porque ofuscou a verdade nessa história. E esta já vem confusa há muitos anos. O histórico de Israel que envolve disputas, guerras e algo mais, já poderia ter sido, pelo menos, entendido. Mas não. Há algo pendente até hoje.

A problemática inicial está na religião. E esta tem proporcionado muitas discussões até aqui. Mas a disputa por territórios também se enquadram nessa problemática, haja vista que houve a fuga dos israelitas há milhares de anos, quando escaparam do Egito, guiados por Moisés, em busca da tão falada "terra prometida". E este seguiu os passos de Abraão.

Nessa fuga, foram realizados muitos confrontos. E muita gente morreu neles. Desde desses primórdios, os seres humanos lutam entre si. Isso, naturalmente, causa muitos reflexos. Em tudo e em todos. Daí que esta questão envolvendo Israel e Palestina, só se resolverá quando não houver mais disputas entre ambos os países. Mas isso, ao final, é pura utopia.

A bem da verdade, o planeta possui terras e espaços suficientes para alojar a todos nele. E é interessante ressaltar que o humano adaptou-se às várias situações climáticas que existem. Tanto no polos quanto nos desertos, existem pessoas que vivem nessas regiões quase que sem problema algum.

Então, se poderia analisar e estudar certas regiões, que possibilitassem alojar certos povos. Principalmente esses que vivem a disputar terras. Mas é claro que se sabe das preferências. Lugares férteis, com águas abundantes, e que não se esqueçam das riquezas minerais de alguns subsolos. E esta questão é que atrapalha a humanidade. A ganância e a ambição.

Talvez seja hora de se analisar com profundidade o porquê de uma religião ter tanto domínio sobre pessoas. Afinal, com o passar dos séculos, e mesmo dos milênios, foram, são e serão criadas muitas outras. E nisso vem uma indagação: qual delas é a essência da verdade?

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 12/10/2023
Código do texto: T7906775
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.