A juventude*

“Ser jovem” não é uma missão tão fácil nos dias atuais, onde impera o individualismo, a sede pelo poder e um sistema financeiro globalizado, onde tudo gira em torno de um consumismo sem precedentes. É exatamente essa “pressa” e essa forma exagerada do capitalismo selvagem que torna a juventude alienada, sem criatividade e sem perspectiva de um futuro melhor.

À juventude são impostas formas fáceis de comercialização; ela passa a ser usada como escrava das ideias que lhe é imposta pelas grandes indústrias, e o quê estas consideram como seus melhores produtos, a exemplo da livre exposição de bebidas alcoólicas em comerciais, que passam a todo instante na TV.

Infelizmente, não são todos os jovens que têm a cabeça no lugar, a ponto de perceberem a realidade em sua volta. O mundo precisa de jovens esclarecidos e com ideias inovadoras, que não se deixem alienar; que se preocupem com o semelhante, mostrando a sua humildade, através de gestos solidários.

André Filho Guarabira

* Esta crônica foi escrita por mim, na década de 1990. Foi divulgada no programa "Canal Livre", da Rádio Constelação FM de Guarabira-PB, pelo radialista Cláudio Cunha.

André Filho Guarabira
Enviado por André Filho Guarabira em 13/10/2023
Reeditado em 13/10/2023
Código do texto: T7907946
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.