Acontecências da Vida*

Os bons momentos que a vida nos proporciona, a gente nunca esquece. São únicos e têm aquele gostinho de fruta verde que, muitas vezes amarga, e mediante nossa falta de experiência acontecem e nem os percebemos. Com o passar do tempo, lá estão eles arquivados e prontos para serem exibidos a qualquer instante na nossa memória. Aparecem em verdadeiros “flashes” quando menos esperamos, e nos faz ficar sonhando acordados, com um tempo recheado de cenas maravilhosas.

E as cenas se misturam dando uma tonalidade diferente na capacidade criativa do nosso próprio pensar... Sim, lá estão todas elas com suas paisagens sagradas, perante os momentos dos encontros, ora românticos acontecidos e que, certamente, mereceram manchetes especiais, na página da vida de cada um de nós.

Lá estão também o rio, o mar, o lago, a praça, as festas, as paqueras e os namoros, a reunião em família, uma visita especial, um abraço, um beijo, e até mesmo um simples olhar... O cheiro de terra molhada... Tudo tem presença marcante, já que foram símbolos maiores de um tempo que passou, mas que continua vivo, pois nada morre, apenas se eterniza em momentos ímpares, de singular beleza e sutileza sem igual.

Quem pode analisar a beleza de um momento maravilhoso? Afinal, ele pode acontecer em qualquer lugar, no meio de cenas simplesmente fugazes ou na mais completa monotonia. No acontecer, tudo tem um toque mágico e inexplicável, se originam de tal forma que, às vezes, não passam de sonho porque, simplesmente, como já disse anteriormente, nem os percebemos ou não lutamos o bastante para trazê-los à realidade. Nos perdemos, então, no meio do caminho.

É muito interessante a maneira como a vida vai acontecendo, a cada santo dia... Há toda uma necessidade de se usar a criatividade, a simplicidade, o diálogo e uma forma de ajudar, tantos quantos possam se aproximar de nós. Quantas caras novas não conhecemos do nascer ao pôr do sol? Tudo isso é fantástico e merece ser analisado com muita atenção e carinho.

Aproveitar o essencial dos bons momentos que a vida nos proporciona, deve ser a lição número um para quem tem bom gosto e gosta realmente de viver a vida, porque o que é a vida, senão uma missão contínua no dia a dia, onde tudo deve ser analisado nos mínimos detalhes?

Os bons momentos não devem ser apenas lembrados. É bom lembrarmos que o presente está repleto de bons momentos, os quais estão acontecendo e virando manchete. É preciso percebê-los. A história de cada vida vai acontecendo, não por acaso ou magia, mas por uma força divina, que nos conduz a uma vivência que já não nos pertence, mas também ao mundo que nos envolve, cheio de pessoas que precisam também compartilhar dos nossos bons momentos, que precisam respirar o mesmo ar que respiramos, e que precisam entender a essência da vida. Afinal, os bons momentos representam a própria VIDA.

André Guarabira Filho

11.02.1999

* Esta crônica foi divulgada no programa "Canal Livre", da Rádio Constelação FM de Guarabira-PB, pelo radialista Cláudio Cunha.

André Filho Guarabira
Enviado por André Filho Guarabira em 13/10/2023
Reeditado em 13/10/2023
Código do texto: T7907957
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.