O MUNDO E AS UTOPIA, VERSUS CORRUPÃO

O brasileiro vive em um mundo de utopia, onde muitos preferem ocultar a realidade e sonhar com uma sociedade idealmente perfeita. No entanto, é importante entender que a utopia representa algo de difícil existência e tem sido amplamente discutida por filósofos e escritores ao falar sobre a sociedade.

Um dos elementos que compõem esse mundo utópico é a corrupção, que infelizmente está enraizada na sociedade brasileira. Este comportamento é reforçado pela chamada "cultura do jeitinho brasileiro", na qual as pessoas buscam sempre obter vantagem em tudo o que fazem. Mas devemos lembrar que qualquer ato de suborno ou aceitação de propina é corrupção. Um estudo aponta que cerca de 98% da população brasileira está envolvida em algum tipo de corrupção.

Essa busca constante por benefícios pessoais não só prejudica quem a pratica, mas também influencia aqueles que observam e se mostram complacentes com esses atos. Isso cria um ambiente em que se acredita que a única maneira de progredir na vida é burlando a lei e passando por cima dos outros.

Viver nesse mundo da utopia implica em fingir ser algo que não somos. A corrupção é um grande entrave para a sociedade brasileira, afetando todas as áreas institucionais. Infelizmente, a frequência e a história carregada de corrupção fazem com que muitos encarem isso como algo normal, quando na verdade deveria ser repudiado.

Além de punições mais efetivas, é fundamental que haja uma conscientização da população. É preciso aprender a separar o profissional do pessoal, entendendo que buscar um "jeitinho" para beneficiar conhecidos é um ato de corrupção.

Por fim, é necessário que, além de cobrar punições para atos de corrupção, a população seja o exemplo de mudança. Não podemos aceitar nenhum tipo de corrupção como algo normal. Esse é o primeiro passo em um longo caminho para combater esse problema em nossa sociedade.

Os poemas e discursos sempre foram instrumentos poderosos para transmitir esperança e vislumbrar um futuro ideal. E não é à toa que a palavra utopia tenha sua origem literária.

Desde os tempos mais remotos, o ser humano utiliza as palavras para expressar seus desejos e anseios. Os poetas, em particular, têm o dom de transformar o mundo real em um cenário imaginário, onde tudo é possível. Eles descrevem paisagens encantadoras, personagens extraordinários e situações mágicas, proporcionando aos leitores uma fuga temporária da realidade.

Nesses poemas e discursos, os autores abraçam diversos campos filosóficos, como a política, a economia e a sociedade, para construírem suas utopias. Eles visam apresentar um futuro ideal, onde todos os problemas foram resolvidos, onde a justiça e a igualdade reinam, onde a felicidade é alcançada por todos. Essas obras são uma forma de alimentar a esperança e inspirar as pessoas a lutarem por um mundo melhor.

Através da literatura utópica, os autores buscam mostrar que os sonhos podem se tornar realidade, desde que haja empenho e ação. Mesmo sabendo que essas utopias podem parecer inatingíveis, eles nos mostram que é possível imaginar um mundo onde todos os seres humanos coexistam harmoniosamente.

Portanto, não é por acaso que a palavra utopia tenha sua origem literária. Poetas e escritores têm a capacidade de nos transportar para um mundo onde a esperança se faz presente, mostrando-nos que é possível criar um futuro ideal. E é através da literatura que essas utopias ganham vida, conferindo às palavras o poder de transformar o sonho em realidade.

A origem da palavra utopia é grega, que quer dizer “não lugar”, ou seja, “um lugar que não existe”.

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 16/10/2023
Código do texto: T7909754
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.