Passando A Limpo A História Do Brasil

Eric do Vale

Já estava mais do que na hora do governo publicar, no Diário Oficial da União, a sentença condenando o Estado pelas mortes de Vladimir Herzog e Manoel Fiel Filho, durante o Regime Militar, visto que havia sido proferida, em 2018, pela Comissão Internacional de Direitos Humanos.

Assim como esses dois, outras pessoas também tiveram suas vidas abreviadas,no momento em que os militares governaram este país. Logo, essas duas mortes jamais devem ser encaradas como casos extraordinários. Quem sabe, agora, a população brasileira conheça um pouco mais a História do seu país?

Tal indagação pode ser atribuída não apenas ao "desconhecimento" apresentado por uma parte dos nossos compatriotas referente a esse período; mas sim a forma como essa fração se sujeita a encarar isso como um fato inexistente.

A realidade é muito dura, por isso não é todo mundo que tem a dignidade de encará-la de frente. Essa, no meu entender, é a única justificativa mais plausível.

Por incrível que pareça, é muito comum, nos dias atuais, alguém defender a volta da Ditadura Militar e, principalmente, do AI-5. Chega a ser compreensível que as pessoas tenham as suas ideias e as exponham, pois isso está determinado na nossa Constituição. Por outro lado, é preciso haver coerência!

Quando me refiro a coerência, estou querendo dizer que essa parcela da população brasileira deve, acima de tudo, CONHECER a História do Brasil. Bem como a nossa Lei Maior, ainda que não seja de forma aprofundada.

Bato nessa tecla, porque é horrível ouvir da boca de alguém comentários rasos do tipo: "O comunismo vai tomar conta do Brasil; ". Portanto, já está mais do que na hora de amadurecer!