Irrelevância e Horror

PENSO que não se deve discutir o lado positivo da tecnologia, mas apenas aquilo que gera desinformação e que tornam as pessoas escravas do mercado e à mercê do ódio e da irrelevância.

Vejam bem, eu pensava que depois da pandemia, de todo aquele horror, a humanidade iria viver um período de paz e, quem sabe, de redução das desigualdades. Mas a realidade mostrou que era apenas ilusão. Vieram as guerras. A pior é essa entre judeus e palestinos. Detalhe: a violência dessas guerras é movida pela tecnologia - pelas armas tipo mísseis e o escambau de armas tecnológicas. O horror está instalado dando as cartas e jogando de mão. Explodem até hospitais.

Que fique claro que o chamado liberalismo econômico (e todas as ideologias) está pela bola sete. Certa feita li um trecho de um livro de um historiador judeu, Yuval Niágara Natari que ele diz textualmente sobre um questionamento sobre o liberalismo: “…Essa pergunta é especialmente incomoda porque o liberalismo está perdendo credibilidade justo quando as revoluções gêmeas da tecnologia de informação e da biotecnologia enfrentam os maiores desafios com que nossa espécie já deparou. A fusão das duas áreas pode em breve expulsar bilhões de seres humanos do mercado de trabalho e solapar a liberdade e a igualdade. Algoritmos de Big Data poderiam criar ditaduras digitais nas quais todo o poder se concentra nas mãos de uma minúscula elite enquanto a maior parte das pessoas sofre não em virtude de exploração, mas de algo muito pior: irrelevância.

Faltou acrescentar que a tecnologia também fez da humanidade refém de guerras geradas pelas elites do mal. Dos dois lados dos que promovem a violência e o horror das guerras. Rezemos a Deus. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/10/2023
Código do texto: T7911396
Classificação de conteúdo: seguro